Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Cinema

Comunicação e Letras da Unisc promovem exibição de filmes

O longa-metragem Sobre sete ondas verdes espumantes, dos diretores Bruno Polidoro e Cacá Nazario, e do curta-metragem Linda, uma história horrível, do diretor Bruno Gularte Barreto, adaptado do conto homônimo de Caio Fernando Abreu, serão exibidos no dia 14 de abril, às 19h15, no Anfiteatro do Bloco 18 da Unisc. O evento é gratuito e aberto ao público. Após, acontecerá um debate com os diretores Bruno Polidoro e Bruno Gularte Barreto, mediado pelo professor Josmar Reyes.

A mostra é uma promoção dos cursos de Comunicação Social e de Letras, em parceria com a Besouro Filmes, com iniciativa dos acadêmicos do curso de Comunicação Social – habilitação em Produção em Mídia Audiovisual, Bruna Dalla Méa, Karina Araújo, Leandro Winkelmann, Marcelo Bolsi Junior, Pemella Tucunduva da Silva, Thiago Beckenkamp Brito e Vinícius Marques, que têm a intenção de difundir o cinema como cultura e educação na região.

Sobre os filmes

Publicidade

Sobre sete ondas verdes espumantes é um roadmovie poético construído através da vida e obra do poeta, dramaturgo e escritor, Caio Fernando Abreu. As cidades de Santiago, Amsterdã, Berlim, Colônia, Paris, Londres, Porto Alegre e São Paulo, que testemunharam a vida breve de Caio, são revisitadas e recobertas agora de fragmentos de suas obras e lembranças de seus amigos, como Maria Adelaide Amaral, Grace Gianoukas e Adriana Calcanhoto.

Já o curta-metragem Linda, uma história horrível é uma adaptação do conto homônimo de Caio Fernando de Abreu, com a participação de Sandra Dani e Rafael Régoli, vencedores respectivamente na categoria melhor atriz e melhor ator no 42° Festival de Cinema de Gramado.

Sobre os diretores

Publicidade

O cineasta Bruno Polidoro é graduado em Realização Audiovisual e mestre em Comunicação. É Integrante da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), sócio da produtora Besouro Filmes e professor do curso de Realização Audiovisual da Unisinos e da Fluxo – Escola de Fotografia Expandida. Atua há 10 anos como diretor de fotografia em filmes, vídeo-artes e programas de televisão.

Já realizou mais de 50 filmes e recebeu diversos prêmios por melhor fotografia em festivais nacionais, assim como o próprio Linda, uma história horrível (2013), de Bruno Gularte Barreto. Polidoro assina a fotografia dos longas O guri (2011) e Em 97 era assim (2015), ambos dirigidos por Zeca Brito; Dromedário no asfalto (2013), com prêmio de melhor fotografia no VI Festival Internacional de Cinema da Fronteira), de Gilson Vargas; Filme sobre um Bom Fim (2014), de Boca Migotto; entre outros. Na televisão, fotografou diversos filmes e séries para a RBS TV, como o curta O sabiá (2010), dirigido por Zeca Brito (com prêmio de melhor fotografia no X Prêmio Histórias Curtas). Também fotografou o programa Fome de quê?, da Zeppelin Filmes para o Discovery; o episódio Depois da avenida, dirigido por Vicente Moreno (projeto A Copa passou por aqui, da Casa de Cinema de Porto Alegre para o SportTV), entre outros.

O cineasta Bruno Gularte Barreto é realizador, fotógrafo, vídeo-arte, professor de fotografia no Curso de Realização Audiovisual da Unisinos e professor de Elementos Audiovisuais no curso de Produção Cênica da Faculdade Monteiro Lobato (Fato). Como fotógrafo, realizou exposições individuais, como Corpo refém, na Galeria Lunara; Brancos (2005), na Galeria Vermelha; Inventário (2009); a exposição individual e o livro de fotos Cemitérios da província (2010), vencedora do concurso Fumproarte 2009/1, pela qual foi indicado ao Prêmio Açorianos de destaque em fotografia e destaque em livro. Participou ainda como vídeo-artista do 4º FestFotoPOA, a convite do qual realizou a peça de vídeo-arte Paisagem humana, exposta no Santander Cultural; e da X Bienal do Recôncavo, com a peça de vídeo-arte BOX. Desenvolveu junto à Cia Espaço em Branco, como diretor e dramaturgo, a peça Homem que não vive da glória do passado, vencedora do Prêmio Funarte Myriam Muniz 2008.

Publicidade

Dirigiu o curta-metragem Enciclopédia, que está participando do circuito de Festivais nacionais e internacionais, como o 31º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano (Cuba), 12th Olympia Film Festival (Grécia), Mostra de Tiradentes 2010, Festival de Guarnicê, 11th Latin American Film Festival (Irlanda), Goiânia Mostra Curtas, Chicago International Children s Film Festival (EUA), Brasil Cine (Suécia), entre outros, tendo sido premiado no FICI 2010, 9º Goiânia Mostra Curtas, 8º Santa Maria Cine e Vídeo e no Festival de Guarnicê. Trabalhou com fotografia e vídeo-arte para diversos filmes, peças e livros, entre eles as peças Andy/Edie e Teresa e o aquário, dirigidas por João de Ricardo; Crucial dois um, dirigida por Gilson Vargas; Ópera monstra, da Cia de Teatro Stravaganza; e os longas-metragens A última estrada da praia, dirigido por Fabiano de Souza, e o Dias e noites, dirigido por Beto Souza, entre outros.

Dados técnicos

Sobre sete ondas verdes espumantes
Direção Bruno Polidoro e Cacá Nazario
LONGA
Documentário
74 minutos
HD
2013

Publicidade

Linda, uma história horrível
Direção Bruno Gularte Barreto
CURTA
Ficção
20 minutos
35mm
2013

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.