Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Música

Estúdio Gaz recebe o músico Thiago Porto

A música sempre esteve presente na vida de Thiago Porto. Com o pai, o músico natural de Candelária aprendeu a tocar o primeiro instrumento, o teclado, aos oito anos. Mais tarde, com 11, conquistou aquele que viria se tornar seu principal instrumento: o violão. Iniciou aos poucos suas primeiras apresentações acompanhado do mentor, tocando canções dos Beatles para  amigos e parentes. Aos 29 anos, mais de duas décadas acostumado ao olho do público, o morador de Santa Cruz do Sul decidiu que sua carreira precisava de uma guinada.

Formado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Thiago terminou seu mestrado em Constitucionalismo Contemporâneo no final de 2016. O fim dos estudos, no entanto, colocou peças de sua vida que ele não esperava em movimento. “O mestrado é muito filosófico, te faz pensar, mexe contigo”, conta. “Foi uma crise existencial; desde muito novo eu sempre desejei que as pessoas conhecessem a minha música e percebi que eu não estava caminhando neste sentido”.

Porto, que já flertou com outros instrumentos, como a guitarra, a flauta transversal o baixo e a gaita de boca, agora retorna para o violão. Fiel ao rock ao longo de sua carreira, já foi frontman das bandas Nightstalkers, Predadores e Lobos da Estepe, as duas últimas com quem segue como vocalista se apresentando esporadicamente na região.

Publicidade

Aliás, as bandas tiveram papel fundamental no seu processo de composição. “Bem cedo eu já compunha, mas as músicas eram bem ruins”, conta entre gargalhadas. A primeira composição que considerou boa foi aos 14 anos, uma música em inglês que chamou de ‘Birds’. “Compor com as bandas foi um divisor de águas”, diz completando que sempre criou um pouco no grupo e um pouco sozinho.

Apesar de ser um nome já conhecido na cidade, Thiago usa as redes sociais a seu favor para conquistar ainda mais fãs. Sua série de vídeos ‘simples, mas de coração’ como ele os chamou, foi sucesso de curtidas e compartilhamentos no Facebook, o que o levou a investir nas versões cover para seu canal no Youtube.

Publicidade

Nesta de vestir canções clássicas com novas roupagens, o artista se perguntou, porque não recriar suas próprias composições em novas versões acústicas? Desta forma, “O som da tua voz”, letra romântica com refrão de graciosas notas longas, se transformou numa canção mais ritmada e cheia de potencial pra hit. O lançamento da música ocorreu nesta semana em suas redes sociais. Você pode ouvir no vídeo abaixo, uma versão exclusiva para o Estúdio Gaz:

No sábado em que nos encontramos para a gravação no Proeza Beer, o músico chegou acompanhado da mãe. Pergunto se ele teria seguido na música sem o suporte dos familiares. A resposta é enfática: “o apoio da minha família é essencial.” E com este apoio ele pretende fazer da carreira sua prioridade número um em 2017.

Publicidade

Quem acompanha o trabalho de Thiago Porto, já se encantou alguma vez com a pureza de sua voz afinada, pode esperar muitas surpresas no ano que recém começou. Artista talentoso de produção sazonada, o compositor deve presentar os ouvintes com novas canções, novas versões e novos vídeos. Ouvi dizer que até uma inscrição no reality ‘The Voice’ foi feita. Nossa torcida ele já tem.

Sobre o Estúdio Gaz

Iniciativa tem como objetivo propiciar um espaço de visibilidade para os músicos da região, mostrando suas composições autorais em vídeos intimistas. Gostaria de participar ou enviar uma sugestão? Escreva um e-mail para [email protected].

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.