Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Música

Tove Lo leva pop sueco e feminista ao Lollapalooza

Da Suécia, vem grandes nomes da música pop mundial. Do ABBA à Robyn, passando por Ace of Base, Lykke Li, Roxette e tantos outros. Agora é a vez de Tove Lo, que não tem medo de explorar sua sexualidade e faz seu pop com toques de feminismo, que será apresentado no fim de semana em São Paulo no Lollapalooza e num show solo. “Acho muito interessante, mas realmente não sei explicar o motivo”, diz aos risos a cantora de 29 anos, nascida Ebba Tove Elsa Nilsson, ao ser questionada pelo Estado sobre o sucesso dos suecos. 

Quando ainda morava no país, a cantora dividiu casa com a dupla Icona Pop e se tornou amiga da hoje vencedora do Oscar Alicia Vikander, também sueca. “Nós nos conhecemos aos 18 ou 19 anos e hoje acompanhamos as carreiras umas das outras. Tem sido incrível”.

Depois de estourar com seu single de estreia, Habits (Stay High), presente no álbum Queen of the Clouds (2015), Tove Lo lançou no ano passado o segundo trabalho, Lady Wood, que até ela própria considera mais maduro. “É o meu segundo álbum depois de dois anos como artista, ouvindo novas músicas e novas influências. Eu diria que eu amadureci”.

Publicidade

O título do trabalho faz uma brincadeira ao nomear, em inglês, o que seria uma “ereção” feminina. “Sempre me disseram que eu era uma ‘garota com bolas’, mas eu acho terrível essa expressão. ‘Lady wood’ é uma melhor maneira de falar a mesma coisa”, explica. O significado real, porém, é outro. “Acho que ‘lady wood’ seria o equivalente a uma mulher com ereção sim, mas para mim isso significa também fazer coisas que podem assustar, mas também excitar.”

A sueca se diz feminista, temática que vai além do título do trabalho, em músicas como o primeiro single, Cool Girl, em que abusa do sarcasmo ao falar de relacionamentos e inverter papéis. “Para mim, uma ‘garota legal’ (tradução do título da música) não tem remorsos e se permite se sentir do jeito que quer e agir como quer.”

Musicalmente, a inspiração para o som “agressivo”, como ela própria define, do álbum vem de ouvir artistas alternativos e ‘techno’. “Eu quis colocar um pouco disso no meu som e nas minhas letras pop.”

Publicidade

Empolgada com o resultado de Lady Wood, a cantora agora prepara a parte dois do projeto – um álbum inteiramente novo, mas com mesmo nome e temática. “Vai soar mais dinâmico e vai ser mais dramático”, promete. Tove ainda não sabe quando lançará o novo trabalho, mas garante que será ainda este ano. 

Além de ser uma das principais atrações do festival Lollapalooza no sábado, 25, a artista também se apresenta num concerto próprio nesta sexta no Audio Club, em São Paulo, para o qual ela promete surpresas. “No seu próprio show, você tem mais tempo e dá para fazer mais coisas. Em festivais, você divide o palco com outros artistas, não dá para ficar lá para sempre!”, brinca a cantora. 

Após uma visita rápida ao Rio em 2015 para um evento fechado de lançamento do álbum de estreia, Tove Lo se diz ansiosa para conhecer São Paulo. “Eu tenho muitos fãs amáveis e dedicados no Brasil”, elogia.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.