Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Música

Estúdio Gaz recebe a banda Dr. Hank

Foi num banco da Praça da Bandeira, no Centro de Santa Cruz do Sul que a Dr. Hank contou um pouco de sua história. Um dia após o show na primeira edição do Canto Livre na cidade, os músicos nos encontram à sombra da Prefeitura, imitando, sem saber, a atitude dos adolescentes locais, com uma garrafa de refrigerante e meia dúzia de copos de plástico. O ‘rolê’ é marcado por simplicidade, conversa franca e música boa.

A primeira surpresa vem quando pergunto sobre a origem do nome da banda. Formada em Canela e Porto Alegre em 2011, ganhou seu nome de uma marca de eletrônicos. “Fizemos uma gravação no estúdio que foi colocada num CD da marca Dr. Hank, daí sempre alguém dizia ‘coloca o Dr. Hank pra rodar’, e o nome acabou ficando’, conta o vocalista Renan Queiroz que compõe a banda junto de Ryan Muterle (baixo), Lagarto Ortega (bateria), Rodrigo Zimmer (guitarra), Diego Moreira (guitarra) e Tiago Land (teclados e vocais).  

Mas não é só o nome da Dr. Hank que surpreende; seu maior trunfo é a sonoridade ímpar. A banda me parece comprometida a impedir ser engessada por qualquer tipo de rótulo simplista, fazendo um som complexo que emula vários gêneros, geralmente dentro da mesma música. Rock, reggae, rap, groove, ska e até um bocado de techno brega (como em Fatalidade) fazem uma mistura híbrida impossível de comparar com o trabalho de outros músicos. Essa liga é resultado de uma fusão de referências que pode ser vista até nas camisetas que eles usam: Pantera, Lynyrd Skynyrd e Beastie Boys (!).

Publicidade

E parece que a amálgama tem dado certo, com participações em diversos festivais, um show de abertura para o Snoop Dogg, o lançamento do álbum, Voa (2013), além das gravações do Hankerhouselivesessions (2015) e do single ‘Ssaporra’, lançado no final de 2016. O sexteto vai galgando seu caminho na música independente gaúcha, com nome reconhecido, mas sem perder a humildade. De acordo com o grupo, a força pra continuar vem do apoio da família e do contato forte com as outras bandas. “Gostamos de ser um modelo de fora do eixo, mas essa relação com outros artistas vai se horizontalizando. O que a gente mais quer é que todas as bandas façam sucesso, uma vai puxando a outra pra cima”, explica Rodrigo.

Embalando os santa-cruzenses com suas músicas, eles se admiram com a recepção do público local no show do último dia 24. “Foi demais ver tanta gente curtindo nosso som, e se entregando”, contam. No repertório, as mais cantadas pelos presentes são ‘Girl’, ‘Keep on Rocking’ e ‘Happy Day 4 Me’, mas o show inteiro é amplamente apreciado. Na lateral do palco, a lojinha oferece camisetas e o primeiro disco da banda, junto com um compilado do EP e singles com uma capa de xerox num saquinho de plástico que os próprios artistas anunciam como “CD pirata”. 

Publicidade

Com poucas horas de sono, resolvendo problemas com o carro e na correria para viajar até Santa Maria onde se apresentariam naquela noite, os membros da Dr. Hank não deixaram de encontrar a equipe e gravar a quarta edição do Estúdio Gaz. Os artistas apresentaram uma versão acústica da sua música ‘Rotina’, rap melódico cujo refrão questiona a inércia e estagnação do dia a dia (O que que te alucina hoje em dia hein?) com as frases ” O sistema não me intimida mais/ Formei meus ideais/ Mixando minha vivência com os conselhos do meu pai/ Não deixe que ninguém diga o que você deve fazer/ Corra atrás dos seus sonhos e faça por merecer/ O corre é intenso e o processo é lento/ Mas pra chegar em algum lugar/ Melhor manter-se em movimento.”

Quem olha de longe aquele grupo marrento cheio de tatuagens, usando bonés e óculos escuros, não faz ideia das almas gentis que estão ali. Seria necessário olhar só por uns minutos pra ver que as personalidades são sinceras e os risos, frouxos. No clima de descontração que encerra a filmagem, Lagarto pega o violão e puxa um samba, que mais tarde nas vozes do restante da banda reconheço como ‘Linha de Frente’, do Criolo, cena que encerra o vídeo.   

Publicidade

E apesar do alto astral, o grupo sabe manter a seriedade quando se trata de trabalho. O resultado que testemunhamos, é apenas a superfície de muitas camadas de trabalho duro e dedicação. A próxima parada dos guris é em São Paulo, onde além de se apresentar com a Suave na Nave Tour, pra divulgar o single em parceria com Tonho Crocco, a banda fará contatos com produtores. Voa Dr. Hank!

Sobre o Estúdio Gaz

Iniciativa tem como objetivo propiciar um espaço de visibilidade para os músicos autorais mostrando suas composições em vídeos intimistas. Gostaria de participar ou enviar uma sugestão? Escreva um e-mail para [email protected].

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.