Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Música

O laboratório sonoro da Quarto Sensorial de volta à Santa Cruz

A amizade da Quarto Sensorial com Santa Cruz do Sul começou com os festivais de música do interior do estado. Além de apreciar a música autoral, o público local é cativo desses eventos que apoiam a cultural e muitos santa-cruzenses fizeram amizade com os músicos. Foi esse primeiro contato que possibilitou as apresentações da banda aqui anteriormente.

O power trio instrumental de Porto Alegre formado por Carlos Ferreira (Guitarra), Bruno Vargas (Baixo) e Martin Estevez (Bateria), retorna neste sábado, 17, à cidade onde se apresentou pela última vez em 2015.  “Esse tipo de link é muito especial, é uma ocasião importante sempre”, conta Bruno. Martin concorda: “A gente adora tocar aí. Ir tocar em cidades como Santa Cruz com pessoas que adoram o som e curtem, é demais”, diz.

Fazendo um som instrumental híbrido de jazz e rock progressivo, flertando com diferentes sonoridades, a banda solidifica sua proposta de “laboratório sonoro”. Transitando entre os ritmos, é impossível definir a QS num lugar-comum musical. Nos últimos trabalhos A+B (2009) e Halteroniilismo (2014) o trio explorou o background rico de seus integrantes com sons versáteis e introspectivos.

Publicidade

Dentro do ambiente prolífico da música autoral gaúcha, pode-se dizer que o grupo alcançou seu público-alvo. “Se tu conseguir atingir um nicho pra esse tipo de som, pode ser um experimentalismo maluco, mas se estiver no lugar certo, coisas legais vão acontecer pra ti”, explica Martin, acrescentando que a banda sempre prefere uma audiência apreciativa ainda que pequena, a um público massivo que não esteja necessariamente conectado.

Com músicos que circulam no meio musical porto-alegrense em vários projetos, a afluência de contatos fortalece a composição da própria Quatro Sensorial. “Para o músico, o convívio social é tão importante quanto saber tocar. Toda vez que tu toca com alguém novo, tu vai te reinventar, buscando uma nova linguagem”, explica Martin Estevez.

Publicidade

Bruno Vargas conta que o grupo já tem uma série de composições finalizadas que devem ser gravadas em julho. “A Quarto é uma banda que nunca para de compor. Às vezes a gente tem até que frear o ímpeto e a criatividade, senão termina um álbum e já começa outro”. Com o conceito já pré-montado, com título provisório e arte gráfica encaminhada só faltam mesmo as gravações. “As músicas novas já estão sendo tocadas no show, estão com um caráter mais simples, tanto de gravação como de produção. Esta é a primeira vez que vamos entrar com coisas prontas em estúdio.” A perspectiva é de lançar o trabalho ainda em 2017, para o deleite dos admiradores do trio.

Canto Livre

A segunda edição do Canto Livre acontece na noite deste sábado, 17, na Santa 40 Graus (antiga Dublin) na Rua Ernesto Alves, 1000. A partir das 23 horas se apresentam numa noite psicodélica o Mutantes Tributo e o show principal é da Quarto Sensorial.

Publicidade

Além dos shows, o movimento iniciou na última semana a ação Cabide Solidário, que incentiva a doação de roupas quentes com a chegada do frio intenso. “A ideia é muito simples: quem tiver um agasalho que não utiliza mais deixa pendurado no cabide e quem se interessar pode pegar pra si. Além de ajudar quem pode estar precisando de mais calorzinho no inverno é uma ideia de consumo sustentável, porque essa rotatividade de bens e não simplesmente adquirir coisas novas é mais sustentável pro planeta”, explica uma das organizadoras, Diana Arend.


Movimento Canto Livre preparou cabides solidários. Foto: Divulgação.

“Fizemos tudo artesanalmente, com materiais que iriam para o lixo, ou doados e na última semana fomos espalhando pela cidade. Ainda temos alguns cabides pra espalhar, então é possível que o pessoal se depare com cabides novos nos próximos dias”, conta.

Publicidade

Segundo o organizador Rodrigo Kampf, o Movimento Canto Livre busca se lançar não só como um movimento cultural, mas também como um movimento social. “O Cabide Livre foi a primeira ação na cidade, que será propagada nos eventos que iremos realizar. Por enquanto foram apenas eventos noturnos em casas da cidade, mas também queremos realizar interversões urbanas e shows ao ar livre e gratuitos, sempre buscando ter o lado social e cultural presente.”

O evento deste sábado contará com projeções, jogos, venda de produtos independentes e comidas veganas, além de ambiente decorado. Os ingressos antecipados estão à venda com os promoters, na Alabama Rockstore, HBier Garten e Luthieria Drurys por R$ 20,00. Na hora o valor é R$ 30. Mais informações podem ser obtidas no evento no Facebook ou na página do Movimento Canto Livre

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.