Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Investigação

Google recebe multa de 2,42 bilhões de euros da União Europeia

O regulador antitruste da União Europeia decidiu aplicar multa recorde de 2,42 bilhões de euros contra a Alphabet, controladora do Google, por ter favorecido o próprio sistema de compras online, o Google Shopping, em seu mecanismo de busca. O site pode apelar da decisão.

A decisão deve fazer com que o Google mude a forma como demonstra os resultados de busca na Europa. O precedente pode afetar outros serviços, como as ferramentas de mapas e viagens, que também estão sendo investigadas pela União Europeia.

“O que o Google tem feito é ilegal sob as normas antimonopólio da União Europeia. Ele nega a outras empresas a oportunidade de competir com seus méritos e inovação”, disse a comissária europeia da Competência, Margrethe Vestager, em coletiva de imprensa na sede da UE, em Bruxelas.

Publicidade

A decisão da Comissão Europeia também pode apoiar outras empresas de e-commerce que solicitaram indenizações por danos em tribunais nacionais. A decisão é a primeira de três investigações da comissão nas práticas concorrenciais do Google. A UE continua a investigar o Google sobre o seu sistema operacional móvel Android e seu serviço de publicidade Adsense.

O Google não se manifestou sobre a sanção informada nesta terça, mas já havia afirmado que tem interagido de maneira construtiva com a Comissão Europeia. “Acreditamos que as inovações em compras online adotadas por nós foram boas para compradores, varejistas e concorrentes”, reiterou a companhia. 

Até então, a maior multa aplicada pelo bloco econômico por “abuso de posição dominante” era de 1,06 bilhão de euros, imposta em 2009 à fabricante de computadores Intel.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.