Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Feira do Livro

Operação Banda Oriental será lançado no domingo

Será lançada neste domingo, 10, na Feira do Livro de Santa Cruz do Sul, a obra Operação Banda Oriental (Catarse, 2017), do professor da Unisc Demétrio de Azeredo Soster. O evento inicia às 14 horas na Praça Getúlio Vargas, no Centro da cidade. O livro, que marca a estreia de Soster na categoria narrativas de bicicleta, conta a história da cicloviagem que o autor realizou em janeiro de 2017 desde Santa Cruz do Sul, onde mora, até Buenos Aires, Argentina, cruzando, no caminho, o Uruguai, em uma total de 1.130 quilômetros pedalados em dez dias. 

O livro é divido em duas partes. Na primeira, são relatados os preparativos à viagem que o autor realizou ao longo de 2016 a partir do momento em que a viagem criou corpo e se transformou na Operação Banda Oriental, em referência à forma como era conhecido o Uruguai no século 17. O segundo momento é a viagem propriamente dita, em um total de 12 capítulos – um capítulo para cada momento significativo; o conjunto deles tentando traduzir narrativamente o que foi visto e vivido por aqueles dias. 

A apresentação é de Luiz Maganini Faccin, ciclista há mais de 35 anos e apoiador da Operação Banda Oriental, e a capa e ilustrações internas de Gabriel Renner, designer, ilustrador e infografista. O livro, que tem formato de 15 x 25 cm e 116 páginas, pode ser encontrado em Santa Cruz do Sul nas livrarias Iluminura, Campus (Unisc) e Cometa. Em Vera Cruz, na Armazém Papelaria. Outra opção é diretamente com a Editora Catarse, pelo (51) 9 9995.0106 ou pela internet, no site da Amazon (www.amazon.com.br). O preço sugerido de capa (pode variar) é de R$ 29,00.

Publicidade

As aventuras de Soster ao longo do período em que esteve viajando de bicicleta também podem ser conferidas no documentário abaixo:

SOBRE O AUTOR
Demétrio de Azeredo Soster é autor, em literatura, de Tempo horizontal (Edunisc, 2013), Livro de razão (Insular, 2014), Quase coisa (Catarse, 2015) – finalista do prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha dos Escritores (AGES) em 2016, Pérolas de Pedro (Catarse, 2015), este em parceria com Fabiana Piccinin; e, finalmente, O livro das sombras, jazz & outros poemas (Catarse, 2016) – finalista do prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha dos Escritores (AGES) em 2017. Organizou, em parceria com outros pesquisadores, 14 livros voltados à pesquisa em comunicação e literatura. É pós-doutor pela Unisinos, professor-pesquisador e professor do Programa de Pós-graduação em Letras (PPG Letras) e do Departamento de Comunicação da Unisc. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.