Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Evento

Recital em Santa Cruz homenageia os 130 anos de Villa-Lobos

Um concerto de violão em Santa Cruz do Sul vai homenagear os 130 anos de nascimento do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. O evento acontece na noite deste sábado na Casa das Artes Regina Simonis, no Centro, a partir das 19 horas. O recital será executado pelo músico porto-alegrense Tiago Oliveira. Esta será a terceira apresentação do violonista na cidade, que já tocou antes em concertos realizados pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O espetáculo, assim como a aula aberta oferecida pelo musicista integram a programação da 11ª Primavera dos Museus. 

Segundo Tiago, o contato com Santa Cruz do Sul veio através de colegas de faculdade que eram da cidade. “O movimento cultural da cidade sempre chamou minha atenção”, conta. “O concerto deste final de semana surgiu após um contato no início do ano com a direção da Casa das Artes. A proposta do concerto é de homenagear os 130 de nascimento de Heitor Villa-Lobos, mas o concerto não conta apenas com obras do compositor.”

Bacharel e licenciado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Tiago teve como orientadores Jusamara Souza, Flávia Domingues Alves e Márcio de Souza. O artista já participou de masterclasses de grande destaque nacional e internacional e se apresentou em recitais solo e como solista frente a orquestras em diversas cidades dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Destacando-se também sua prática camerística com diversas formações.

Publicidade

Além do recital, durante a tarde o músico oferece a possibilidade de uma aula de música coletiva. “Os interessados trazem obras para tocar e posteriormente abordaremos os aspectos de interpretação musical. É aberto a todos os instrumentos”, diz Oliveira, que afirma abordar com mais facilidade os aspectos técnicos em relação ao violão. As incrições para a aula devem ser realizadas na secretaria da Casa das Artes. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 40.

Programação do recital

O concerto inicia com uma homenagem aos 130 anos de nascimento do maior compositor da história de nosso país, Heitor Villa-Lobos, os 5 Prelúdios para violão solo são sua última obra para violão solo onde cada um dos Prelúdios homenageia algum aspecto da cultura brasileira: o Prelúdio nº 1 é uma ode ao sertanejo brasileiro; o Prelúdio n°2, à malandragem carioca; o terceiro, a Bach; o quarto, ao índio brasileiro; e, por fim, o quinto, à vida social da aristocracia carioca.

Publicidade

A obra seguinte é do compositor Marlos Nobre (1939), chama-se Homenagem a Villa-Lobos. Composta em 1977 a obra foi peça de confronto do 21° Concurso Internacional de Violão da Radio de France no ano de 1979.

De Federico Moreno Torroba uma das obras mais tocadas do repertório dedicado ao grande violonista espanhol Andres Segóvia, Sonatina, obra em três movimentos composta em 1924, também ganhou uma versão para violão e orquestra escrita pelo próprio compositor.

Retornamos a Heitor Villa-Lobos com dois de seus estudos para violão solo e o primeiro dos Chôros de Câmara.

Publicidade

A última peça, Astúrias, de autoria de Isaac Albeniz (1860 – 1909), é uma das obras icônicas do violão espanhol e faz parte da coleção de peças chamada “Suite Espanhola”.

Heitor Villa-Lobos (1867 – 1959)

       Cinco prelúdios
           I   – Andantino expressivo
           II  – Andantino
           III –  Andante
           IV – Lento
            V – Poco animato

Publicidade

Marlos Nobre (1939)
        Homenagem a Villa-Lobos Op.46   

Federico Moreno Torroba (1891 – 1982)
        Sonatina
          I – Allegretto
         II – Andante
        III – Allegro

Heitor Villa-Lobos (1867 – 1959)

Publicidade

        Estudo n°8

        Estudo n°11

        Choros n°1

Isaac Albeniz (1860 – 1909)
         Astúrias (Leyenda) Op.47 n°5

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.