Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Porto Alegre

Movimento intenso e agito marcam a 63ª Feira do Livro

O feriado do Dia de Finados, nessa quinta-feira, 2, foi de movimentação intensa na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, que se realiza desde quarta na Praça da Alfândega. Mas a verdade é que a sexta-feira, 3, mesmo sendo de expediente normal no comércio e nas instituições públicas, não fica nada a dever aos dias anteriores. Os corredores de acesso ao ambiente das bancas têm se mostrado completamente lotados desde o início da tarde, com ampla circulação de público de todas as idades. Em conversas com os livreiros, estes manifestam satisfação com os resultados das primeiras horas de comercialização, tendo se beneficiado, certamente, dos primeiros dias do mês. A programação cultural, de palestras, oficinas e bate-papos, também vem atraindo bom público.

Presença constante no ambiente da praça, a patrona Valesca de Assis, santa-cruzense que é a grande anfitriã dos escritores visitantes do País e do exterior, tem prestigiado o máximo de atividades, como revelou ao Portal Gaz. Enquanto se dirigia para o local da homenagem a Antonio Cecchin, às 15h30, importante e respeitada liderança social gaúcha, que lutou em defesa dos oprimidos, salientou a presença massiva da população no evento na quinta-feira. A trajetória e a obra de Valesca são temas de destaque do Magazine, o suplemento cultural da Gazeta do Sul, neste final de semana.

Entre as atrações desta sexta-feira no espaço de interlocução salientam-se a explanação sobre a literatura soviética e sua disponibilização no Brasil na atualidade, a cargo de Denise Regina Sales e Nathalie de Souza Kappke, na Sala Oeste do Santander Cultural, a partir das 16h30, e palestra sobre os escandinavos, com o mosaico cultural de suas nações, sob o encargo de Paulo Guimarães, a partir das 18 horas, no Auditório Barbosa Lessa, do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, na Rua dos Andradas, bem próximo à praça. A palestra de Guimarães deve chamar muita atenção uma vez que os povos nórdicos são os homenageados dessa edição, com a presença de cerca de uma dezena de escritores ao longo dos dias do evento.

Publicidade

Já no final de semana, além ampla programação paralela que deve atrair público de todo o Estado, mais um autor da região estará na área de autógrafos. É o escritor e jornalista rio-pardense Airton Ortiz, radicado em Porto Alegre, reconhecido como autor de livros de viagem e que já foi patrono da feira. Agora, ele estreia na literatura infantil com o volume “O guardião da chave dourada”, ilustrado por Paula Lix, sob o selo da editora Metamorfose. O livro estará disponível no anexo à praça de autógrafos e em diversas bancas, como a Santucci, ao valor de R$ 24,00, e os autógrafos estão programados para domingo, 5, às 18h30. Ao Portal Gaz, Ortiz lembrou que ele ainda autografará, na sequência da feira, seu novo livro de viagens,”Havana (pós-Fidel)”, que sai pela Benvirá. Sob o slogan “Tempo para ler, todo mundo tem”, a Feira do Livro de Porto Alegre prossegue até o dia 19 de novembro.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.