Evento 10/01/2018 08h29

Exposição tem fotografias de oficina terapêutica do CAPSia

'Click: Percepções através do Olhar' vai até 30 de janeiro na antiga Estação Férrea

Pela tela de um celular emprestado, a pequena Eduarda, de apenas dez anos, vê uma nova forma de enxergar o mundo. Ela que tanto gostava de aparecer nas fotografias, aprendeu também a gostar de fabricá-las. Com o dedinho sobre a tela touchscreen ela registra plantas, paisagens e um céu azul, que vai editar depois, com uma saturação bem forte, como gosta. Assim a menina sorridente e conversadora fez com a foto que intitulou “A Anatomia da Bolha”, sua favorita da exposição aberta nesta terça-feira, 9, no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, antiga Estação Férrea no Centro de Santa Cruz do Sul. 

Os 28 registros feitos pelos jovens do Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (CAPSia) fazem parte de uma oficina terapêutica idealizada pela terapeuta ocupacional, Daniela Gruendling desde agosto de 2017. São seis participantes com idades entre 10 e 16 anos, que se reúnem durante uma hora e meia nas tardes de terça-feira. Nos encontros o grupo realiza passeios que servem como inspiração para a prática de fotografia, do ambiente, dos objetos e até dos próprios colegas. Muitas vezes a temática é livre, mas o grupo também gosta de trabalhar com temas como o Halloween e bolhas.

Para Dani, fotografar tem como objeto instigar essas crianças e adolescentes a ver coisas que não estavam conseguindo perceber, exercendo a capacidade de olhar e a criatividade. “Isso eleva a autoestima deles, gera uma autovalorização ao ver que tem capacidade. Favorece a interação social dos participantes e coloca eles em espaços públicos, eles se sentem inseridos na sociedade”, explica.


Daniela Gruendling organizou a exposição. Foto: Paola Severo/Portal Gaz.

Os participantes estão em tratamento no CAPSia, que atende jovens com transtornos mentais graves, ou passam por sofrimento emocional. Ao receber atendimento no órgão, a criança passa por uma avaliação a partir do qual é elaborado um plano terapêutico individual. “Convidamos para a oficina de fotografia quem nós achamos que vai se beneficiar e tem identificação com a atividade”.

Cancelamento

A exposição estava marcada para iniciar em dezembro no Shopping Germânia, mas foi cancelada a poucos dias do início. A direção declarou apenas que não poderia receber as fotografias por conta da programação de Natal e que estava lidando com atenção negativa por conta de um incêndio.  Desta forma a exibição das imagens foi transferida para o Centro de Cultura. Ainda em 2018 as fotos poderão ser vistas no Shopping Santa Cruz, na Casa das Artes Regina Simonis e na Unisc.

Confira algumas das fotos que estão na exposição:


 

Exposição: Click: Percepções através do Olhar

Local: Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, antiga Estação Férrea (Rua Ernesto Alves, 817 - Praça Siegfried Heuser)

Quando: 09 a 30 de janeiro, das 8 às 17 horas de segunda a sexta.