Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Castelo de Windsor

VÍDEO: príncipe Harry e Meghan Markle se casam; veja como foi a cerimônia

ATUALIZADO ÀS 10 HORAS

O Castelo de Windsor recebe cerca de 600 convidados neste sábado, 19, para a celebração do casamento do príncipe Harry com a atriz americana Meghan Markle. O evento foi transmitido pela Família Real no Youtube. Oprah Winfrey, Idris Elba, Elton John, George e Amal Clooney e David e Victoria Beckham estavam entre os primeiros convidados a chegar, em torno das 11 horas, no horário local, uma hora antes do evento (8 horas, no horário de Brasília). Membros da realeza, celebridades, personalidades e amigos da família foram à capela gótica de St. George, que fica nas dependências do Castelo de Windsor. 

LEIA MAIS: Possível ausência do pai da noiva agita casamento real britânico

Publicidade

Quando as celebrações começaram, a rainha Elizabeth II homenageou seu neto ruivo de 33 anos com um novo título: duque de Sussex. Isso significa que Markle se tornará a duquesa de Sussex. O casamento é um evento global graças ao status de Harry como parte da realeza britânica e da carreira de atriz de Markle, após estrelar na famosa série de televisão americana Suits por sete anos. Com transmissão ao vivo para dezenas de milhões de telespectadores em todo o mundo, destaca-se a pompa da cerimônia do casamento – completa com orações e tradições anglicanas, música clássica, um coral gospel e um passeio de charrete puxado por cavalos. 

Os parentes da cerimônia incluíam Charles Spencer, o irmão da falecida mãe de Harry, a princesa Diana, e a prima de Harry, Zara Tindall, e seu marido. Também estava presente a família da esposa do príncipe William, Kate Middleton:2 os pais Carole e Michael Middleton, a irmã Pippa Middleton e o irmão James Middleton. A ex-namorada do príncipe Harry, Chelsy Davy, também estava na congregação. Do lado de fora, milhares de fãs encheram as ruas de Windsor. Irene Bowdry, advogada da Califórnia, estava a bordo do primeiro trem para Windsor. Ela reservou sua viagem para a Inglaterra assim que a data do casamento foi anunciada. 

O tempo estava ameno e claro, banhando as antigas pedras do Castelo de Windsor em uma bela luz de primavera. Fãs da realeza acampam do lado de fora do castelo há dias e a polícia britânica aumentou a segurança, com cães farejadores, barricadas e patrulhas por toda a cidade. “Windsor está absolutamente explodindo de emoção”, disse o historiador especializado Hugo Vickers.

Publicidade


Foto: Reprodução

Tradição

Se hoje a transmissão de um casamento da realeza inglesa parece uma tradição, não era até 1981, quando o herdeiro do trono inglês, príncipe Charles e a carismática professora lady Diana Spencer, pais de Harry, disseram “sim” diante dos 3,5 mil convidados e cerca de 750 milhões de espectadores por todo globo.

No dia 29 de julho de 1981, os brasileiros acordaram cedo, a transmissão começou por volta das 5h30 e ligaram seus televisores para assistir ao casamento do século, o primeiro a ser transmitido ao vivo para todo o globo. A Telerj, empresa que operava serviços de telefonia no Estado do Rio de Janeiro, recebeu quase 2 mil pedidos de assinantes no seu Serviço de Despertador, para serem acordados entre 5h15 e 6 horas para não perderem a transmissão do grande evento.

Publicidade

Os sutilíssimos toques do príncipe Charles no braço de lady Diana para conter um certo arroubo emocional da noiva, os sussurros trocados entre eles, a dama de honra chupando o dedinho, todo o lado humano da cerimônia pôde ser presenciado pela fantástica audiência mundial da transmissão, com riqueza de detalhes e um diáfano tempero de bom humor na escolha das imagens, tudo pôde ser acompanhado pela TV e lido no jornal do seguinte.

A luxuosa cerimônia foi realizada na catedral St.Paul, em Londres. Elegante, Lady Di vestiu um icônico modelo de mangas bufantes, com babados e uma cauda em seda de sete metros e meio de comprimento, assinado pelos estilistas David Emanuel e Isabel Emanuel. Calcula-se que a família real inglesa tenha gasto US$ 49 milhões na celebração.

Cercadas por um imenso frenesi midiático, as bodas de Charles e Diana foram um marco na relação da monarquia inglesa com o público. Desde o noivado, a vida do casal vinha despertando interesse do público. Com a chegada do casamento, o tema ganhou destaque nos noticiários dos jornais, revistas, rádio e televisão. Até peças de publicidade usavam Charles e Diana como personagens.

Publicidade

No dia da cerimônia o jornal O Estado de S. Paulo publicou uma entrevista com os noivos, que disseram esperar serem “muito felizes”, e fazer todo o possível para conciliar as obrigações da vida oficial com “uma serena vida familiar.”

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.