Dia da pizza 10/07/2018 15h39

Conheça curiosidades sobre a pizza

Dia 10 de julho é o dia dedicado a este prato, que é quase uma unanimidade de preferência nacional

O surgimento da pizza tem versões diferentes, uns contam que ela começou a ser feita e consumida há 6 mil anos com os egípcios. Já outros afirmam que os pioneiros foram os gregos, que faziam a massa de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e assava em tijolos quentes. E a partir daí a comida foi para a península da Eritrúria, na Itália. 

Foi na Itália que a pizza foi transformada e ganhou fama. Se na chegada ela era o principal alimento dos povos mais pobres no Sul do país, depois ela ganhou incrementos. Os napolitanos passaram a acrescentar molho de tomate e orégano a massa, que era dobrada ao meio e consumida como um sanduíche. Os mais abastados, colocavam queijo, linguiça e ovos por cima.

Foto: Divulgação

A partir do século 16 que a novidade começou a ser apreciada na corte de Nápoles. Mas, nesta época ela não tinha o formato que conhecemos, ela era servida em forma retangular. A forma arredondada, conhecida hoje, só foi adotada durante a Segunda Guerra Mundial. Isso diminuía o trabalho na hora de abrir a massa, e sendo redonda evitava o desperdício. 

A popularidade da pizza na Itália fez com que, em 2014, os legisladores italianos fizessem uma lei que estabelece regras para o preparo da autêntica pizza napolitana. O documento tem, nada menos do que, oito artigos e seis cláusulas. Uma delas, por exemplo, determina que a pizza deve ter até 35 centímetros de diâmetro e borda de dois centímetros de altura.

Foi na Itália também que surgiu a pizza Margherita, que leva tomate, queijo e manjericão - representando as cores do país. Ela ganhou este nome em homenagem a rainha da Itália, em 11 de junho de 1889.

Foto: Divulgação

E a expressão “acabar em pizza”? Esta não surgiu na Itália e sim no Brasil. Segundo o jornalista Eduardo Martins, a frase aparecer no Palmeiras, na década de 50. Um dia uma reunião da diretoria teve discussões acaloradas, mas ao final todos os dirigentes foram para uma pizzaria e deixaram a confusão para trás.

No Brasil a estimativa indica que são consumidas cerca de 1 milhão de unidades de pizza por dia. O número coloca o país entre os maiores consumidores internacionais. Na Itália esse número chega a 1,8 bilhão de unidades por ano. Segundo a Super Interessante, há 50 mil pizzarias no Brasil, metade deles fica São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia. 

Na Capital gaúcha os sabores preferidos são calabresa em primeiro, seguida pela portuguesa, coração de galinha, napolitana e marguerita. Os gaúchos têm também seus sabores próprios, como a pizza de costela, iscas de vazio e carpaccio.

Foto: Divulgação

A maior pizza do mundo até hoje foi feita nos Estados Unidos. Com 2,13 quilômetros de extensão, os pizzaiolos da cidade de Fontana, na Califórnia, criaram a maior pizza do mundo, batendo os 1,8 quilômetro feito em Nápoles em 2016.

Em 2017 a “Arte dos Pizzaiolos Napolitanos” foi escolhida como novo Patrimônio Imaterial da Humanidade pelo Comitê da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Esta foi a primeira vez na história que a arte de fazer um alimento vira um patrimônio mundial.

Foto: Divulgação

E agora que você já sabe tudo isso sobre a pizza, qual será a escolha de hoje? Afinal, esta é uma data que merece ser comemorada.