Obra 11/07/2018 16h51

Cicloturista lança livro com relato de viagem de bicicleta até o Chile

Trajeto é contado nas 136 páginas do “Operação Valparaíso”; lançamento será realizado no próximo sábado, 14

Foto: Divulgação

Viagem foi realizada pelo autor, Demétrio de Azeredo Soster, em janeiro de 2018
Viagem foi realizada pelo autor, Demétrio de Azeredo Soster, em janeiro de 2018

O primeiro lançamento do livro “Operação Valparaíso” (Catarse, 2018) será realizado no próximo sábado, 14, a partir das 10 horas, na Livraria e Cafeteria Iluminura, no Centro de Santa Cruz do Sul. O livro narra a cicloviagem que o autor, Demétrio de Azeredo Soster, realizou em janeiro de 2018, na companhia de dois amigos, desde Uruguaiana, na fronteira com a Argentina, até o Chile - em um total de 1.877 quilômetros pedalados em duas semanas de viagem.

Segundo Soster, são relatadas no livro não uma, mas três histórias. “A primeira, e mais importante, é a história das pessoas que encontramos pelo caminho; em seguida, a história de uma estrada a um tempo linda e difícil, e, finalmente, o relato de uma viagem de bicicleta que atravessou dois países e uma cordilheira”, explica.

LEIA MAIS: Pedaladas rumo ao Chile na Operação Valparaíso

Sobre o livro, o também cicloturista Thiago Fantinnatti escreveu na apresentação, que “(...) você é um guri por dentro. Na forma mais simples e bela. Confesso que não somente este guri me emocionou, mas obviamente o turbilhão de lembranças que teus relatos me trouxeram. Argentina e Chile fazem parte indissociável de mim, desde que estive perdido pelas estradas da América.”

As 136 páginas do “Operação Valparaíso” são ilustradas com fotos coloridas do autor e de um de seus companheiros de viagem, Jonathan Luis Schurmer. A capa é de Gabriel Renner. O preço sugerido para a venda em livrarias é de R$ 30,00. Este é o segundo livro da categoria “narrativas de bicicleta” de Demétrio de Azeredo Soster. O primeiro – Operação Banda Oriental (Catarse, 2017) – narra a cicloviagem que fez de Santa Cruz do Sul, onde mora, até Buenos Aires, passando no caminho pelo litoral uruguaio.