Música 30/11/2018 00h37 Atualizado às 10h06

Sarau da Alice será realizado neste sábado em Santa Cruz

Agência Livre de Informação, Cidadania e Educação participa de evento na Casa das Artes Regina Simonis

O Sarau da Alice está de malas prontas para viajar pelo Rio Grande do Sul e o percurso terá inicio neste sábado – neste sábado, 1º, no caso, 1º/12 – por Santa Cruz do Sul. Depois, seguirá para Torres, Viamão e Canoas. O grupo se apresentará a partir das 19 horas, na Casa das Artes Regina Simonis (Floriano esquina com Júlio de Castilhos), com entrada franca, e apoio da Associação Pró-Cultura. O projeto é financiado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). A produção é da Skené Projetos Culturais, que tem no alto de sua diretoria as figuras de Éverton Kniphoff e Vinicius Corrêa, ambos fortemente identificados com a nossa cidade. Esta é a segunda vez em Santa Cruz. A primeira foi em novembro de 2016, no antigo Teatro Espaço Camarim.

O Sarau é um evento da Agência Livre de Informação, Cidadania e Educação (Alice) que ocorre há cinco anos, pelos mais variados espaços culturais de Porto Alegre. E, em determinados momentos, vai ao interior do Estado. Já a Agência existe há 18 anos, atuando como uma organização sem fins lucrativos que trabalha para revelar o que a sociedade não vê, defendendo o direito de todos à cultura, comunicação e arte. E, principalmente, à convivência harmônica em uma sociedade sustentável.

O músico Vinicius Corrêa, um dos violonistas do grupo Batuque de Cordas, explicou que o evento é um grande caleidoscópio de atividades culturais, envolvendo manifestações de música, teatro, literatura, artes visuais, costuradas, ainda, por rápidas entrevistas com e pelos artistas e escritores participantes. Um grande happening, na verdade, para usar um termo há já bastante tempo em moda nos grandes centros de arte de todo o mundo.

Por telefone, Vinicius antecipou, nessa quinsta-feira, 29, alguns dos nomes que estão confirmados para esta edição. Estarão em Santa Cruz do Sul neste sábado, entre outros, os cartunistas Santiago (patrono da Feira do Livro deste ano), Fraga e Edgar Vasques; os escritores Gonçalo Ferraz e Mário Pirata; os músicos Cristiano Hansen, Nivaldo José e o próprio Vinicius; e a atriz e diretora de teatro Genifer Gerhardt. Também pessoas da cidade foram convidadas a participar mais diretamente do evento, dentre os quais o músico Alison Knak e os poetas Édison Botelho e Mauro Ulrich, editor de Variedades da Gazeta Grupo de Comunicações.

Haverá também um bazar no local, com obras de arte, cartuns, fotografias e livros de vários artistas gaúchos cuja renda, com a comercialização, é revertida para entidades que cumprem uma função social. Entre estes projetos sociais está o jornal Boca de Rua, feito e vendido por sem-tetos de Porto Alegre há 18 anos. “Estão previstos, ainda, depoimentos dos coordenadores dos projetos sociais que apresentarão a metodologia usada na aplicação destes com o objetivo de motivar agentes locais a desenvolverem trabalhos semelhantes, com capacidade de transformação da realidade social”, explicou Vinicius.

Serviço

O quê: Sarau da Agência Livre de Informação, Cidadania e Educação (Alice).
Onde: Casa das Artes Regina Simonis (Floriano esquina com Júlio de Castilhos).
Quando: neste sábado, a partir das 19 horas.
Quanto: entrada franca, mas você pode investir em discos, cartuns, livros, etc., que estarão à venda no local, por uma boa causa.
Preste atenção: é aguardada a presença de alguns ilustres como, por exemplo, o cartunista Santiago, patrono da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul deste ano. Um momento para comprar bons presentes de Natal.