Cinema 30/01/2019 22h07 Atualizado às 07h01

O fim de uma saga

M. Night Shyamalan surpreendeu de novo com Fragmentado

M. Night Shyamalan já tinha três filmes no currículo quando ocorreu o estouro de O Sexto Sentido. A história do garoto que conversava com os mortos fez sucesso de público e crítica, ganhou indicações para o Oscar. Seguiu-se Corpo Fechado, outro sucesso, e um filme que deu origem a um verdadeiro culto. David Dunn (interpretado por Bruce Willis) sobrevive a um acidente de trens e encontra Elijah Price, o Sr. Vidro (Samuel L.Jackson), que tenta convencê-lo de que escapou porque possui superpoderes.

Passaram-se 17 anos – de altos e baixos para o diretor – e aí ele surpreendeu de novo com Fragmentado, sobre as múltiplas personalidades, mais de 20, do personagem de Kevin (James McAvoy). Surpreendeu mais ainda ao revelar que era a segunda parte de uma trilogia iniciada com Corpo Fechado. O fecho chega hoje, aos cinemas de Santa Cruz do Sul, com Vidro. Na tela, o trio David/Elijah/Kevin chega ao fim de sua saga.

Em dezembro, Shyamalan esteve em São Paulo para participar da CCXP. Veio falar sobre sua trilogias e antecipar cenas de Vidro. Levou o público ao delírio em seu painel. “Thank you guys, por terem acreditado que era possível refletir sobre a complexidade dos comic-books e dos super-heróis.” Shyamalan falava com seu público-alvo. Um evento em que as pessoas se vestem como seu super-herói (ou super-heroína) preferido (a) é o lugar certo para discutir poderes especiais.

Shyamalan mostrou os 22 minutos iniciais – e eletrizantes – de Vidro. David, transformado em vigilante, caça um assassino de mulheres que mantém um grupo de garotas em cativeiro. Kevin, ora travestido de garoto, de mulher, é o guardião da Fera, sua personalidade mais terrível. Presos, os dois vão parar no instituto de segurança máxima em que uma médica faz experimentos com pessoas que se consideram especiais (e super-heróis).

Sr. Vidro está confinado no mesmo hospital, O trio reunido prepara o desfecho da trilogia que Shyamalan começou a construir há 20 anos. E aqui não tem como fugir ao spoiler. Cuidado – o tema de Vidro é a teoria da conspiração para evitar que o mundo saiba dos super-heróis entre nós. Shyamalan disse que ninguém na Disney entendeu muito bem o que ele estava tentando criar. Um Shyamalan Marvel? “Não é um filme convencional de super-heróis, mas um comic book thriller, e um thriller psicológico, em que as coisas da mente estão intrincadas com as do físico”, esclareceu o diretor e roteirista.

Foto: Divulgação

 

Sinopse

Após a conclusão de Fragmentado (2017), Kevin (James McAvoy), o homem com 24 personalidades diferentes, passa a ser perseguido por David Dunn (Bruce Willis), o herói de Corpo Fechado (2000). O jogo de gato e rato entre o homem inquebrável e a Fera é influenciado pela presença de Elijah Price (Samuel L. Jackson), o Sr. Vidro, que manipula seus encontros e guarda segredos sobre os dois.
 


MAIS LIDAS