Guia 04/02/2019 00h44 Atualizado às 08h34

Gaúcho lança livro sobre o que é preciso saber para viajar

A obra Partiu!, do gaúcho Zizo Asnis chegou ao final de 2018 pela editora O Viajante, em parceria com a caxiense Belas Letras

Sair pelo mundo não é exatamente uma tarefa simples. Por mais que a experiência da viagem venha cercada da aura de curiosidade e de magia, bem como da lógica de que permite alterar o olhar e a percepção sobre a realidade, nem por isso deixa de ser instigante, desafiante e, não raro, até perigosa. Por isso, viajantes costumam carregar consigo guias e roteiros, elaborados por especialistas ou por conhecedores das mais variadas cidades e regiões.

Mas era difícil encontrar um volume que desse conta do todo, não apenas como um guia local ou regional. Agora, ele existe: é Partiu!, do gaúcho Zizo Asnis, que chegou ao final de 2018 pela editora O Viajante, em parceria com a caxiense Belas Letras.

O subtítulo, em complemento, especifica a que o livro se propõe: “Tudo o que você precisa saber para viajar pelo mundo”. E talvez essa seja uma demanda que permaneceu praticamente inalterada e atual desde quando, ali pelo ano 100 da Era Cristã, os romanos começaram a sair em todas as direções pelo seu imenso Império a fim de ir ver e conhecer povos e nações. Quase dois mil anos depois, cada vez mais, e em vias de transporte cada vez mais sofisticadas, os humanos partem para o conhecido ou para o desconhecido. E ninguém duvidará de que, mais dia, menos dia, o farão inclusive de drone.

Se houve quem fez a mochila e pôs o pé na estrada, esse alguém é Zizo. Natural de Porto Alegre, descendente de ucranianos, a certa altura da vida rendeu-se à inquietude de sair pelo mundo, e para o mais longe possível. Tanto viajou que fez da viagem sua profissão: é autor de guias de viagem, instigantes, diferenciados e completos relatos e descritivos dos mais variados recantos, editados como Guias O Viajante.

Já foram publicados 11 delas, em 33 sucessivas edições, dedicados a Europa Mediterrânea, Norte da Europa, Europa Oriental, América do Sul etc, bem como a países específicos. Em outra frente, idealizou o Guia Criativo para o Viajante Independente na Europa e na América do Sul. E investiu igualmente em relatos de cunho autoral, a exemplo de Transiberiana, registro de sua aventura de trem pelas lonjuras da Rússia e da Ásia.

É a partir das vivências relacionadas a todas essas andanças, motivadas pela necessidade de coletar dados e informações históricas, culturais, turísticas e práticas em cerca de 90 países, visando compilar esse conteúdo nos guias, que Zizo reuniu conhecimentos valiosos sobre o ato de viajar. São inúmeras as exigências e as dúvidas que se apresentam a todo aquele que se encontra longe de casa: documentos, vistos, hábitos, costumes e restrições, limites e informações práticas, tudo precisa ser providenciado e colocado em dia.

É assim que, em Partiu!, Zizo compila de forma detalhada tudo aquilo que é fundamental ter em mente na hora de sair em viagem. E parece que, a partir de agora, o livro de Zizo já não poderá mais faltar em nenhuma bagagem de brasileiro que decida... partir.

Foto: DivulgaçãoPartiu! Tudo o que você precisa saber para viajar pelo mundo, de Zizo Asnis. Caxias do Sul: Belas Letras; O Viajante, 2018. 240 p. R$ 44,90.
Partiu! Tudo o que você precisa saber para viajar pelo mundo, de Zizo Asnis. Caxias do Sul: Belas Letras; O Viajante, 2018. 240 p. R$ 44,90.