Mix 11/04/2019 20h56 Atualizado às 16h11

Palestra em Santa Cruz: viaje com Amyr Klink

Klink cumpre nesta semana roteiro de encontros em cidades gaúchas através do projeto Conexão de Ideias

Entre 12 de junho e 19 de setembro de 1984, um pequeno barco a remo singrou o Atlântico, fazendo o percurso entre Lüderitz, na costa da Namíbia, na África, e Salvador, na Bahia. A bordo, solitário, o paulista Amyr Klink. O Brasil testemunhou emocionado aquele feito, depois relatado no livro Cem dias entre céu e mar, um dos maiores best-sellers, em sucessivas edições, no mercado editorial brasileiro. Hoje à noite, aquele aventureiro, que completaria 29 anos seis dias após a chegada, estará no auditório central da Unisc para falar sobre suas experiências, suas vivências e seu senso de organização para todo tipo de desafios. Os do mar e os da terra.

Klink cumpre nesta semana roteiro de encontros em cidades gaúchas através do projeto Conexão de Ideias, do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac. Terça-feira esteve em Gramado e quarta em Cachoeira do Sul. Hoje, a atividade na Unisc inicia-se às 19h30, com ingressos ainda disponíveis. Ele retorna ao Estado no início de julho para, pelo mesmo projeto, visitar São Borja e Porto Alegre; e ainda terá mais um roteiro ao final do ano, contemplando Bagé e Torres. Além de Klink, a agenda de 2019 do Conexão de Ideias traz ao Estado palestrantes como o técnico de vôlei Bernardinho, o campeão de natação Gustavo Borges e a campeã de basquete Hortência Marcari, entre outros.

LEIA MAIS: Amyr Klink ministra palestra em Santa Cruz nesta sexta-feira

Os desafios marítimos de Klink não se limitaram a atravessar o Atlântico de barco, sozinho. Na verdade, aquela fora apenas uma espécie de cartão de visitas, de preparativo, por mais complexa e delicada que tivesse sido. Aos 63 anos, e 35 anos depois daquela peripécia, acumula um currículo invejável, que denota sua capacidade de estabelecer planos e metas, e de cumpri-los à risca.

Poucos anos depois da primeira navegação, em 1989, passou, novamente sozinho, um inverno inteiro a bordo de um pequeno veleiro, o Paratii, na Península Antártica. Para completar, da Antártica seguiu direto para o Ártico, cruzando os dois círculos polares da Terra na mesma viagem, perfazendo nada menos do que 27 mil milhas (50 mil quilômetros) em 642 dias. Essas aventuras foram descritas (com direito a belíssimas fotos) por ele em livros como As janelas do Paratii e Paratii entre dois polos.

TEMPO

Por fim, quase uma década mais tarde, na reta final do século 20, decidiu levar novamente o Paratii para os mares a fim de cumprir jornada ao redor da Antártica. Saiu no dia 31 de outubro de 1998 (no Dia das Bruxas, como brinca), e em cinco meses completou a primeira circum-navegação ao continente antártico, o que conta em Mar sem fim. Em 2005, com o Paratii2 fez a mesma circum-navegação, sem escalas, mas com tripulação, e em 2006 passou a incorporar membros de sua família em viagens polares.

Essas sucessivas e desafiadoras incursões marítimas alçaram Klink a estrela nacional, tendo sido convidado para participar de muitos programas de entrevistas na TV. E com base em sua formação original em Economia e Administração de Empresas, ao final de 2016 lançou obra na qual procura traduzir seu ponto de vista sobre gestão pessoal, organização e planejamento em qualquer circunstância da vida. Não há tempo a perder, surgido a partir de depoimento dado à jornalista e editora Isa Pessoa, de certo modo embasa ou complementa as reflexões que também proporciona nas palestras.

SERVIÇO

O quê: Conexão de Ideias, palestra com o escritor e navegador paulista Amyr Klink
Quando: hoje, a partir das 19h30
Onde: no auditório central da Unisc (Avenida Independência, 2.293)
Promoção: Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, com correalização de Sindilojas e Sindigêneros; patrocínio de Sicredi e Unisc; e apoio da Gazeta Grupo de Comunicações, Florense, ACI e Senac.
Ingressos: pelo site do Sesc ao custo de R$ 30,00 para categorias Comércio e Serviços e Empresários do Cartão Sesc/Senac, idosos e estudantes; e R$ 60,00 para o público em geral
Informações: pelo telefone (51) 3713 3222, no site do Sesc e redes sociais.