Curiosidade 04/06/2019 15h48 Atualizado às 09h33

O que é e quanto ganha um influenciador digital?

A carreira nessa área pode ser bem promissora, tanto em remuneração quanto em oportunidades de crescimento

O mundo digital é cada vez mais relevante. Blogs, redes sociais, canais de vídeos e streamings são apenas alguns exemplos do que o espaço proporciona. Junto com o crescimento desse meio de comunicação, também tem aumentado a presença dos influenciadores digitais. Mas você sabe o que é essa nova oportunidade de trabalho e, o mais importante, quanto ganha um influenciador digital? Uma carreira nessa área pode ser bem promissora, tanto em remuneração quanto em oportunidades de crescimento. Tudo dependerá da capacitação e empenho para dar certo. Quer aprender mais? Então, acompanhe!

O que é um influenciador digital?
Antes de pensar em quanto ganha um influenciador digital, é mais importante saber o que ele faz. De forma bem simples, trata-se de uma pessoa que, como o nome já diz, tem a capacidade de influenciar a opinião e as ações de um determinado grupo através da internet. Essa influência pode ser tanto algo implícito, como a expressão de suas opiniões, quanto algo direto e intencional, como alguém que deseja vender determinado produto. A característica chave dessa pessoa é que ela é uma figura de respeito dentro do seu grupo, cujas ações e falas têm muita importância para o público. É assim que ela os influencia a tomar determinadas atitudes.

O que um influenciador digital faz?
A atuação do influenciador digital pode variar bastante, indo desde um promotor para uma causa ou produto até um produtor de conteúdo sem vínculo com qualquer organização. Seu dia a dia consiste principalmente em acompanhar a movimentação do público no espaço digital e manter um ou mais canais de conteúdo sempre atualizados, como redes sociais, o YouTube, um blog, entre outros.

É através desses canais que o influenciador digital capta o público que deseja atingir e mantém sua atenção. Seu principal objetivo é manter e nutrir uma audiência sólida para todos os seus conteúdos ao longo do tempo, assegurando o maior número possível de visualizações de seus grupos de interesse.

É bem comum que essas pessoas trabalhem em casa, seja escrevendo, editando ou gravando vídeos. Por um lado, isso torna o investimento inicial mais barato, mas também exige muito mais disciplina e dedicação por parte do influenciador.

Quanto ganha um influenciador digital?
Esta sim é a grande questão para quem está pensando em seguir essa carreira. Infelizmente, é bem difícil estabelecer uma faixa salarial para o segmento, já que nem sempre há um produto físico sendo entregue. A menos que você seja um influenciador dedicado exclusivamente a uma empresa, claro. Mas isso é muito raro e não costuma ser a melhor opção para muitos que apostam na área.

O faturamento mensal de um influenciador digital varia de acordo com diversos fatores, como a popularidade, o nicho de público ao qual o conteúdo atrai, a relevância para o momento em questão, entre outros componentes. Em geral, o dinheiro vem de múltiplas fontes, o que ajuda a equilibrar os ganhos e assegurar o mínimo de estabilidade ao longo do tempo.

Para complementar o rendimento, muitos também trabalham com a venda de mercadoria para fãs, como camisetas, casacos, quadros e bonecos. Porém, esses métodos exigem um investimento a parte e só são efetivos para os influenciadores que já possuem uma audiência consolidada.

Exemplos de influenciadores digitais
Santa Cruz do Sul também já conta com seus influenciadores digitais. São pessoas que falam sobre moda, beleza, vida saudável, maternidade, estilo de vida, entre outros assuntos. Clique aqui e conheça dez influenciadores digitais que bombam em Santa Cruz.

Fonte: Simplic