Mix 04/07/2019 22h14 Atualizado às 13h22

Romar em movimento: jornalista participa da terceira edição do Santa Poesia!

Romar é o convidado do jornalista Mauro Ulrich, também da Gazeta, para participar de mais uma edição do evento

No andar do Camarim, do Camarim em Movimento, a atração de hoje é o escritor e jornalista Romar Beling, gestor de conteúdo multimídia da Gazeta Grupo de Comunicações e presidente da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul. Romar é o convidado do jornalista Mauro Ulrich, também da Gazeta, para participar de mais uma edição – a terceira – do Santa Poesia!, que está inserido no projeto maior que é o Camarim em Movimento. Consiste de uma performance cênica, na abertura, seguida de uma entrevista ao vivo, direto do palco do Teatro Espaço Camarim (Marechal Floriano, 332), bate-papo com a plateia e lançamento de um livro com sessão de autógrafos. Tudo isso a partir das 20h30 e – o que torna a coisa toda ainda mais interessante – com entrada franca.

A parte teatral será feita pela dupla de atores e diretores Eduardo “Duca” Spall e Simone Bencke, do Camarim, que se debruçaram sobre poemas de Romar, nestes últimos dias, para a construção dos esquetes. Na entrevista, em seguida, Ulrich levantará questões pertinentes à vida e obra do seu convidado, temperando com um bocadinho de humor e fazendo a leitura de alguns poemas do autor que está ali, no palco, pronto também para ser sabatinado pela plateia. É o momento ideal, também, para aproximar o escritor do seu público leitor. No fim, Romar permanece em cena para uma sessão de autógrafos do seu livro mais recente, o A felicidade de estar vivo (Editora Gazeta, 168 páginas), que estará à venda, no local, por R$ 35,00.

Romar, 49 anos, é natural de Linha dos Pomeranos, na região serrana de Agudo (RS), mas já há três décadas reside em Santa Cruz do Sul, para onde veio a fim de trabalhar na Gazeta. Passou por vários setores até chegar, recentemente, ao cargo de editor-chefe. Graduou-se em Letras, especializou-se em Literatura e cursou o mestrado em Letras – Leitura e Cognição.

Estreou na poesia em 2011 com Noites em chamas (Editora Gazeta) e no mesmo ano lançou o ensaio Uma poética da memória: o holocausto na obra de Jorge Semprun (Edunisc). Em 2012, ao lado de Rudinei Kopp, organizou a antologia Nem te conto (Editora Gazeta). Pela mesma editora, em 2013, participou do livro Trinta e seis: fotos com poesia, ao lado do fotógrafo Lula Helfer e dos poetas Mauro Ulrich e Daniela Damaris. Seu livro mais recente é A felicidade de estar vivo.

Poetas da nossa terra

O Santa Poesia! está inserido no Camarim em Movimento desde a sua criação, em 2016, e pela sabatina de Mauro Ulrich, que também é poeta, já passaram Dan Porto e Lara Pozzobon, sempre com um bom público. Em agosto, com data ainda a ser marcada, será a vez do Edison Botelho.

O Camarim em Movimento são várias ações de integração das artes, com atividades como a criação de uma peça teatral por um grupo da terceira idade, em Rio Pardinho; oficina e exposição de grafitti com o Rodrigo Almeida; o Trocando em Frente com o Killy Freitas; e o Provocações, com os atores do Camarim integrados com outros artistas. O projeto é financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC - Pró-Cultura RS) e foi Destaque em Artes 2016, em evento promovido pelo Rotary Club e Gazeta do Sul.

Serviço

O que: Santa Poesia! no Camarim em Movimento com Romar Beling
Onde: Teatro Espaço Camarim (Marechal Floriano, 332)
Quando: hoje, a partir das 20h30
Quanto: entrada franca
Preste atenção: poeta, jornalista, viajante e bom de trocadilhos, Romar tem um humor peculiar e muita história para contar. Ah, e ainda autografará seu livro mais recente, o A felicidade de estar vivo (Editora Gazeta), que estará à venda no local por R$ 35,00