Cultura 06/08/2019 22h39 Atualizado às 11h49

Espaço destinado aos artistas da região está de casa nova

O Teatro (Ins)Pirados tem agora sede própria na Fernando Abott

O Teatro (Ins)Pirados aproveita a emblemática data dos seus 12 anos de existência para inaugurar a sua primeira sede própria – depois de quase uma década no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz. Fica em um prédio antigo e reformado, em cima de uma farmácia, na Fernando Abbot, 330 esquina com a Marechal Floriano. Tem camarim, sala de ensaios com piso adequado, iluminação cênica e minibiblioteca com vários títulos de teoria teatral à disposição dos alunos, sala de estudos, recepção, sala de reuniões, grafite do Rodrigo Almeida, livros de autores locais, dois banheiros, entre outros espaços. 

Os atores e diretores Joe Nunes e Paola Simonetti, que regem e coordenam tudo, são unânimes em afirmar que criaram um espaço justamente para que ele seja usufruído por todos os artistas da região. Boas ideias são bem-vindas, para a realização de novos (e até mesmo velhos) projetos, em paralelo às ações que essa muito competente “duplinha dinâmica” tem desenvolvido ao longo dos últimos anos. É perfeito para as aulas de teatro, música e artes visuais, realizações de outros eventos culturais, além de servir de escritório para a Anjos de Papel Produtora Artística. Paola usou o seu lado criativo e se responsabilizou pela decoração. Joe pintou alguns dos quadros que enfeitam as paredes.

Curso de teatro
Em meio aos muitos projetos que lá se desenvolvem ainda restam algumas vagas para o curso de teatro que começa nesta quarta-feira, 7, às 18h30, e vai até abril de 2020, totalizando 132 horas de aulas. Elas ocorrerão toda quarta-feira, sempre das 18h30 às 22h30, culminando com a montagem de um espetáculo teatral com a direção do Joe e da Paola, apresentado pelos alunos.

Entre as técnicas ensinadas estão a linguagem teatral, a criação de roteiros, expressão corporal, técnicas de atuação e projeção vocal, jogos cênicos e de improvisação, laboratório de criatividade e de montagem, desenvolvimento pessoal e recursos para que a pessoa consiga se livrar daquela incomodativa timidez que, às vezes, atrapalha, em absoluto, a sua vida – social e profissionalmente falando. O curso é básico, para iniciantes e aprendizes. Para quem quiser seguir carreira ou se aperfeiçoar, são oferecidos os módulos Intermediário e Avançado. Informações pelo fone 99965 8582.

Segredo para o sucesso
Joe e Paola estão vibrando com a nova sede e se orgulham de, com o (Ins)Pirados, serem uma referência das artes cênicas em toda a região, recebendo alunos e alunas de Santa Cruz, Rio Pardo, Sinimbu, Pantano Grande, Encruzilhada do Sul, Vera Cruz, entre outros. Eles dizem que não há um segredo específico para o sucesso. “O negócio é se manter profissional procurando, a cada ano, lucrar aperfeiçoamento por intermédio de muito estudo e dedicação”, comentou Joe. “Com o respaldo da produção das peças”, completou Paola. Elas circulam por todo o Estado tendo no elenco alguns alunos dos cursos. “Lidamos com seres humanos. A responsabilidade é muito grande.”