Literatura 03/09/2019 20h11 Atualizado às 12h14

Feira do Livro começa nesta quarta em Santa Cruz

Evento segue até o próximo dia 10, na Praça Getúlio Vargas

Começa nesta quarta-feira, 4, e vai até o próximo dia 10 de setembro, na Praça Getúlio Vargas, mais uma edição – a 32ª – da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul. De acordo com a programação, a abertura oficial está prevista para ocorrer às 19 horas, com o pronunciamento dos organizadores e do escritor homenageado, Edison Botelho, seguidos de uma apresentação da Orquestra de Câmara da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que vai tocar peças do clássico ao popular, com a regência do maestro Leandro Schaefer. Botelho retorna ao palco da feira no sábado, dia 7, às 15 horas, para autografar o seu livro mais recente, Reflorir, de poemas, uma publicação de sua própria editora, a Palavra Malagueta. As bancas estarão abertas às 8h30.

Já o patrono, o escritor Leonardo Brasiliense, estará na feira a partir de sexta, 6. Nesse dia, às 19h30, haverá um encontro com ele na Casa das Artes Regina Simonis (Marechal Floriano, 651), mediado pelo jornalista Mauro Ulrich, da Gazeta do Sul. No sábado, 7, às 11 horas, Brasiliense autografa na praça o seu livro de contos mais recente, Eu vou matar Maximillian Sheldon (Editora Coralina). Ainda no sábado ele retorna à Casa das Artes, às 15 horas, para participar do fórum “A literatura, o livro e a rede”, ao lado de autores locais e de Caxias do Sul.

Por questões de ordem econômica, a feira este ano está mais curta. Serão apenas sete dias – contra os costumeiros dez das edições anteriores –, mas com uma estrutura completa e muito bem montada para abrigar as 17 livrarias que estarão presentes, praticando os mais variados descontos. Segundo Roberta Corrêa Pereira, o tema deste ano, “Literatura em Rede”, se justifica principalmente por sua atualidade e porque as redes sociais, hoje em dia, representam aos novos autores um primeiro caminho a ser trilhado para chegar ao público leitor. Roberta é gerente da unidade local do Serviço Social do Comércio (Sesc), entidade responsável pela realização do evento, ao lado da Unisc e da Prefeitura. O patrocínio foi arrecadado junto a Xalingo, Sindilojas, Oktoberfest e Unimed.

Uma das novidades deste ano é o destaque para a Personalidade Incentivadora da Leitura, honraria que em sua primeira vez foi concedida à professora e contadora de histórias Sonia Dettenborn Luz. Ontem à tarde ela esteve na Rádio Gazeta FM 107,9, participando do programa Rede Social, e comentou sobre sua alegria. Sonia faz parte da organização, mesmo assim foi pega de surpresa. “Ser a incentivadora da leitura coroa algo que eu venho fazendo desde sempre. E desde casa. Há o acesso tecnológico, sim, do livro digital, e tudo bem. Mas nada se compara ao prazer de um livro novo, impresso no papel, com o seu cheirinho de tinta e a possibilidade de levá-lo para qualquer lugar.”

Programação desta quarta
8h30 – Abertura das bancas
9h30 – Encontro com as escritoras Rosane Castro e Léla Mayer                      (Infantil e anos iniciais)
10h30 – Apresentação cultural das escolas municipais de Santa Cruz do Sul
14 horas – Encontro com as escritoras Rosane Castro e Léla Mayer              (infantil e anos iniciais)
15 horas – Apresentação cultural das escolas municipais de Santa Cruz do Sul
15 horas – Oficina de HQs – Realização Sesi (Local: Colégio Marista São Luís)
16 horas – Performance literária com o Pirata dos Sete Mares                                – Grupo Vivandeiros da Alegria
19 horas – Abertura oficial da 32a Feira do Livro de Santa Cruz do Sul
19h30 – Apresentação da Orquestra da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)

LEIA MAIS: Leonardo Brasiliense é o patrono da 32ª Feira do Livro de Santa Cruz