Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Aventura

Walcyr Carrasco lança três livros infantis

Lançados ainda no decorrer do ano passado, os novos livros para crianças de Walcyr Carrasco e Rita Lee atestam que com um pouco de imaginação e alguma criatividade é possível, sim, fazer uma literatura brasileira infantil de qualidade. E que agrade também aos mais grandinhos. E a época das férias é sempre uma boa oportunidade para você dar uma incrementada na biblioteca dos baixinhos, que estão em casa sem ter muito o que fazer. Livre-os do tédio. Ler é pura aventura!

Carrasco escreve sobre inclusão em três livros infantis: uma menina que enfrenta gordofobia na escola; uma ararinha de bico torto rejeitada pela família; uma vira-lata também rejeitada na casa de uma garota rica. As três são personagens dos livros que voltam às livrarias em novas edições da Moderna e com ilustrações de Ana Matsusaki. Laís, a fofinha, A ararinha de bico torto e Pituxa, a vira-lata são três livros independentes, mas que falam sobre um grande tema central: como lidar com as diferenças.

Para o autor, conhecido por novelas como Verdades Secretas e O Outro Lado do Paraíso, é preciso falar sobre o preconceito. “O bullying nas escolas é um assunto muito debatido e, hoje, não se pode pensar na formação da criança sem combatê-lo de forma orgânica e bem estruturada. Quando escrevo, minha primeira intenção é sempre criar uma trama cativante, seja no universo infantil ou adulto. Mas esses livros, em especial, aliam a trama à questão do bullying. Cada um deles fala sobre o ‘ser diferente’ e a inclusão”, ele explica.

Publicidade

Vó Rita

Aposentada dos palcos há anos, Rita Lee tornou a defesa dos animais prioridade em sua vida. E um caso, em especial, a tocou: a trajetória de Marsha, a ursa mais triste do mundo. Nascida na gelada Sibéria, Marsha foi tirada de seu habitat e passou duas décadas acompanhando um circo pelo Brasil. Depois foi mandada para um zoológico na quente Teresina, no Piauí. Um ambiente nada apropriado para uma ursa que deveria morar em locais com temperaturas abaixo de zero. Ela vivia triste, fazia movimentos repetitivos. Isso até a ativista Luisa Mell liderar sua transferência para o Rancho dos Gnomos, santuário no interior de São Paulo, em 2018. Lá, a ursa foi rebatizada de Rowena e ganhou uma vida mais feliz.

Rita acompanhou toda essa história. E ficou tão sensibilizada que se inspirou nela para escrever para crianças depois de emendar dois livros autobiográficos. Assim nasceu seu livro Amiga ursa – Uma história triste, mas com final feliz, com ilustrações de Guilherme Francini, lançado pela Editora Globo.

Publicidade

Além da adorável ursa como protagonista, a obra traz a própria Rita, como vovó Ritinha, a atriz Brigitte Bardot, como papisa BiBi, e Luisa Mell, como Lulu. Com o livro, na verdade, Rita retorna ao público infantil. “Nos anos 1980, escrevi quatro livrinhos infantis sobre o ratinho Alex, um personagem ambientalista que luta em defesa do meio ambiente”, lembra ela, em entrevista por e-mail à Agência Estado. Rita também disse que a Globo vai reeditar os livrinhos do Dr. Alex.

DEPOIMENTO
Luisa Mell, ativista

​“Sempre fui fã da Rita Lee por várias razões, pela parte artística, pelo talento musical, pela postura sempre à frente do seu tempo, e também é a primeira artista brasileira a se posicionar firmemente contra os rodeios, a colocar sua cara a tapa pelos animais. Ela foi ameaçada de morte, fez a música Odeio Rodeio, num momento em que a causa animal não tinha visibilidade. Ela sempre foi minha musa master. Na época do resgate (da ursa), ela acompanhou muito. Foi emocionante demais, eu nunca tinha tido contato com urso, foi um caso emblemático, vamos resgatar outros. Rita foi ao santuário. Ela já tinha ido ao Instituto, e lá foi possível ver que ela é uma pessoa que tem essa ligação forte com os animais. Eu percebo, os bichos percebem, é muito verdadeiro, é da alma. Ela comentou comigo, faz bastante tempo, que já estava escrevendo o livro, disse que eu não poderia comentar com ninguém. Como mãe de uma criança e ativista da causa animal, para mim, esse livro é um presente gigantesco.”

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.