Arte 12/02/2020 08h56 Atualizado às 09h43

Marina Trindade apresenta exposição em homenagem a Regina Simonis

São quadros com pinturas, desenhos, estudos e reportagens

Depois de uns dias de férias, com o costumeiro recesso do verão, a Casa das Artes Regina Simonis (na Júlio de Castilhos com a Marechal Floriano) reabre suas portas com uma exposição de quadros (pinturas, desenhos, estudos, reportagens) que mostram um pouco (muito!) da técnica primorosa desenvolvida justamente por aquela que dá nome para a… Casa das Artes! Regina Simonis: Vida e Obra Sob o Olhar de Acervos Particulares é o resultado de um meticuloso trabalho desenvolvido desde 2015 por uma então aluna do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a Marina Trindade.

Um trabalho de garimpagem, no seu sentido literal, e por um motivo bastante simples: como Regina, falecida em 1996, Marina também é natural de Santa Cruz do Sul – mais especificamente de Boa Vista, o distrito, desde 1900. “Sempre ouvi falar muito bem dela, do seu trabalho, em conversas principalmente com familiares dela, amigos e apreciadores de sua arte.” E, evidentemente, pelo sólido desejo de aprofundar seus conhecimentos na vida e obra da artista.

Duas outras possibilidades se encaminham também a partir da mostra: o caráter itinennate, com a exposição podendo transitar pelo mundo; e a publicação de um livro tendo por base o TCC – Tabalho de Conclusão do Curso – de Marina, em História da Arte. “Conversas já foram mantidas nesses dois sentidos e é bem provável que as coisas comecem a acontecer a partir da mostra.”

Todos os trabalhos que estão em exposição na Casa das Artes foram emprestados de colecionadores. E um deles, que você vai descobrir indo até o local, está à venda. A mostra fica em cartaz, com entrada franca, até o dia 29 deste mês, de segunda a sexta, das 10 às 12 horas e das 13h30 às 17h30; e aos sábados, das 10 às 17 horas. É mais uma sensacional promoção da Associação Pró-Cultura. Marina está no local, constantemente, para as explicações pertinentes. Vale muito a pena, afinal de contas, Regina Simonis é um dos grandes nomes das artes visuais de nosso País, e filha desta terra.

LEIA MAIS: Um olhar sobre a obra e vida de Regina Simonis