Jovem talento 14/02/2020 11h40

Luiza Barbosa conquista prêmio de melhor intérprete em Vacaria

Finalista do The Voice Kids ainda ganhou apresentando a música considerada mais popular no festival Cante uma Canção

Finalista do The Voice Kids no ano passado, Luiza Barbosa, 13 anos, de Sapiranga, brilhou ao conquistar o 1º lugar, o prêmio de música mais popular e o de melhor intérprete no festival Cante uma Canção, em Vacaria, na semana passada, com a chamarra O Primeiro Romance. A letra da composição, de Sérgio Carvalho Pereira, foi considerada a melhor pela comissão julgadora. Para Luiza, cantar em Vacaria foi a realização de um sonho. “Eu estava no mesmo palco de cantores que admiro muito. Representei as mulheres. Foi algo incrível.” A cantora ficou surpresa com as premiações por ser sua estreia em um festival nativista e pela qualidade das composições participantes, interpretadas por artistas consagrados.

Luiza pretende seguir na música nativista. Ela se inspira em mulheres “que abriram porteiras” para a popularização da voz feminina nos palcos festivaleiros, como Shana Müller, Juliana Spanevello e Anahy Guedes. “Quero fazer shows de música nativista e seguir sempre com minhas raízes.” Ao mesmo tempo, ela também bebe de outras vertentes, como a Música Popular Brasileira. Nomes como Elis Regina, Ana Carolina, Ivete Sangalo e Cláudia Leitte são ouvidos com frequência pela gauchinha.

Com relação ao The Voice Kids, Luiza acredita que o programa foi uma oportunidade para mostrar o trabalho ao Brasil e conhecer artistas e produtores. “Foi demais. Levar emoção a todo o Brasil foi uma satisfação muito grande.” A guria já trabalha em novos projetos para levar novas músicas ao público. “Procuro surpreender e emocionar todo mundo. É o objetivo maior.”

A relação com Cristian Camargo, autor da melodia de O Primeiro Romance, nasceu quando ela tinha 7 anos. “Comecei a cantar músicas dele. Assim tive contato com ele e sempre estamos conversando desde então. O Sérgio (autor da letra) eu conheci na preparação para o festival.”

LEIA MAIS: Gaúcha está na final do The Voice Kids

Coração puro
Cristian conta que os pais de Luiza entraram em contato com ele quando ela começou a participar de concursos de intérprete, para pedir autorização em relação às músicas. “Nossa amizade começou assim, primeiro por telefone e redes sociais. Ouvia falar e via os vídeos. Adorava as performances, a entrega dela. Um dia me encontrei com ela em Carazinho, onde cantaria uma música minha. No ensaio, cantou à capela Os Olhos do Meu Cavalo, que também é minha e do Gujo Teixeira. Nesse momento, me apaixonei pela Luiza. Uma menina muito educada, humilde, sincera e de coração puro.”

Após criar um vínculo maior de amizade, Cristian passou a acompanhá-la mais de perto. Quando Sérgio Carvalho Pereira ligou para falar de um tema especial que queria entregar-lhe, o letrista avisou que seria um tema novo no cancioneiro gaúcho. Para isso, Sérgio convidou Cristian para visitá-lo. Assim, poderia explicar do que se tratava. Como a letra abordava a primeira paixão de uma menina na pré-adolescência, a cantora precisaria ter a idade condizente. “Me veio a Luiza na cabeça na hora. O Sérgio concordou, e entrei em contato com os pais dela. Eu consegui musicar a letra, e ela amou a composição desde o início.”