Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Literatura

Conheça os escritores mais bem pagos do mundo

Paulo Coelho, J. K. Rowling e Stephen King estão entre os primeiros

Todo mundo sabe que escrever um livro best seller, além de tornar o autor famoso e abrir portas para seus futuros livros, dá muito dinheiro. Entretanto, será que você sabe o quão rico um escritor pode se tornar? Descubra, nessas informações apresentadas pelo site Boa Finança, quais são os autores mais ricos do mundo e quão grande é sua fortuna.

Com a saga Harry Potter, a escritora britânica J. K. Rowling, 54 anos, tem uma fortuna que é o dobro do seu segundo colocado, um brasileiro, o Paulo Coelho. Seus livros ganharam popularidade mundial, recebendo múltiplos prêmios e vendendo algo em torno de 500 milhões de cópias, desde o seu primeiro volume, Harry Potter e a Pedra Filosofal, de 1997. De lá para cá, foram mais seis. O último, Harry Potter e as Relíquias da Morte, foi publicado em 2007. É a série literária mais vendida da história. A Warner Bros. adaptou as obras para o cinema, fazendo com que os filmes entrassem na lista das produções de maior bilheteria.

LEIA TAMBÉM: Todos querem Potter

Segundo o levantamento feito pela revista Forbes, JK ganhou US$ 300 milhões só no ano passado, o que significa um faturamento de R$ 17,70 por segundo. Conta a lenda que ela teve a ideia de escrever a série quando estava em um trem, indo de Manchester a Londres, em 1990. Em um período de sete anos, vivenciou a morte da mãe, o nascimento da primeira filha, o divórcio com o primeiro marido e uma séria crise financeira pessoal. Em 1997, com HP e a Pedra Filosofal, sua vida tomou um novo rumo, que nem ela esperava. Já escreveu outros títulos para o público adulto, dos quais o que ficou mais conhecido é Morte Súbita, de 2012.

Publicidade

Coelho
Por mais contestado que seja pela “tropa de elite” da intelectualidade brasileira, Paulo Coelho é o escritor nacional mais conhecido lá fora e, por consequência, o mais rico também. Esse “torcer o nariz” para algumas de suas obras, consideradas como uma “literatura menor”, não significa que ele tenha sido barrado para a Academia Brasileira de Letras – onde ocupa a cadeira 21, desde outubro de 2002, cujo patrono é Joaquim Serra. Sua obra O alquimista é o livro brasileiro mais vendido no mundo em toda a história, e é considerado um importante fenômeno literário do século 20. Ele também é o autor de O diário de um mago, Brida, As Valkírias, Maktub, O Monte Cinco, Veronika decide morrer e Onze minutos, entre tantos outros.

Muito próximo de Paulo Coelho, com “apenas” 100 milhões a menos, encontra-se o norte-americano Stephen King, de clássicos como Cemitério Maldito, O Iluminado e It, entre outros 51 títulos. Sua especialidade é o terror, a ficção sobrenatural, o suspense. Os seus títulos já venderam mais de 400 milhões de cópias, com publicações em mais de 40 países. É o nono escritor mais traduzido no mundo. Muitos de seus trabalhos foram adaptados em filmes, minisséries, séries de televisão e quadrinhos.

King escreveu algumas obras de qualidade fora do gênero horror, cuja popularidade aumentou quando foram levadas ao cinema, como nos filmes Conta Comigo, Um Sonho de Liberdade e À Espera de um Milagre. Em 2003, a National Book Foundation concedeu-lhe a Medalha por Contribuição de Destaque à Literatura dos Estados Unidos.

Publicidade

LEIA MAIS: Os cinco melhores livros de terror de Stephen King

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.