Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Evento

Solar Ana Nery abre exposição Monalisas, com foco nas residentes

Foto: Cristiano Silva

Dona Norma foi uma das mulheres retratadas na exposição Monalisas

O belo fim de tarde desta sexta-feira, 6, aliado à doce melodia do saxofonista Dalvan Wendler, foi o cenário para a abertura da exposição Monalisas, no Solar Ana Nery. Com o objetivo de lançar um olhar sobre a velhice, etapa da vida ainda muito marginalizada numa sociedade que cultua juventude, vitalidade e beleza, a direção do residencial promoveu um evento para apresentar as imagens de um sessão fotográfica das residentes do local, em uma forma também de homenageá-las pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado neste domingo, 8.

“Sempre pensamos em sair do comum, fazer algo diferente, e essa ideia surgiu de uma casualidade. Fala-se muito em questões estéticas, em não mostrar as expressões do tempo, em não demonstrar a idade que tem. E nós buscamos mostrar o oposto. Hoje olhamos esses rostos que trazem uma história de luta e de trabalho. Conviver com elas todos os dias é uma lição de vida pra gente”, destacou a gestora do Solar Ana Nery, Sabrina Ludwig. As belas imagens foram captadas pela fotógrafa Gabriela Kohn, no próprio residencial.

“Fizemos uns testes iniciais até elas ficarem à vontade e depois tudo fluiu bem, foi um trabalho bem legal de fazer”, disse a fotógrafa. Segundo ela, cada uma das residentes é única, por isso a referência à obra de Leonardo da Vinci, icônica até hoje por sua singularidade.

Publicidade

Uma das modelos, Norma Cleusa Mesquita Pasqualotto, de 72 anos, valorizou o trabalho do residencial. “Foi uma ideia muito legal, pois nos valoriza” comentou ela, que foi residente por cinco meses do local e, desde novembro, está em casa. “Não quis cortar o vínculo. Gostei tanto daqui que pelo menos uma vez por semana venho visitar”, disse dona Norma.

LEIA MAIS: Solar Ana Nery fotografa residentes e apresenta a exposição ‘Monalisas’

Presente antecipado
Para a dona Melanie Schuster, o presente de aniversário foi antecipado. Ela, que completa 89 anos no próximo dia 21 de março, reuniu os familiares no Solar Ana Nery. “Eu amei. Foi uma iniciativa muito legal homenagear essas grandes mulheres”, disse Karine Gothe, nora de Melanie. As filhas Noeli, Sueli e Elaine Schuster vieram de Porto Alegre acompanhar a exposição com as fotos da mãe. “Ela estava ansiosa, esperando a semana toda. Faz bem para a alma delas, tanto quanto faz pra gente”, disse a filha Noeli.

Publicidade

Um coquetel encerrou a abertura da exposição no Solar Ana Nery, que fica localizado na Rua Marechal Floriano, 1522, próximo à padaria Pritsch. A exposição fotográfica Monalisas ficará aberta para visitação do público neste sábado, no residencial, das 9 às 17 horas, e no domingo, das 14 às 17 horas, com entrada franca. Posteriormente, as imagens estarão expostas na recepção do Hospital Ana Nery e no site e redes sociais do Solar.

Clima agradável deu o tom ao evento realizar no pátio do Solar Ana Nery

LEIA TAMBÉM: Escola Guilherme Hildebrand promove evento de confraternização neste sábado

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.