Novela 20/03/2020 12h15

Fina Estampa volta ao ar em edição especial; relembre a história

Pereirão, Tereza Cristina, Crô e todos os personagens da obra de Aguinaldo Silva estarão de volta a partir de segunda, 23

Conhecida por todo o Jardim Oceânico, região da Barra da Tijuca (Zona Oeste do Rio de Janeiro), a portuguesa Griselda Pereira (Lilia Cabral) é a melhor faz-tudo da redondeza. Há quase vinte anos, Pereirão, como também é conhecida, começou a fazer bicos quando seu marido, Pereirinha (José Mayer), faleceu. Para sustentar seus filhos Quinzé (Malvino Salvador), Antenor (Caio Castro) e Amália (Sophie Charlotte), Griselda adotou os pequenos consertos de casa como profissão. Sem vaidades nem arrependimentos, a viúva coloca o bem-estar dos filhos em primeiro lugar. A partir da próxima segunda-feira, o público vai acompanhar a história desta família na edição especial de Fina Estampa, obra de Aguinaldo Silva, com direção geral de Wolf Maya, que irá ao ar de segunda a sábado, após o Jornal Nacional.

Quinzé (Malvino Salvador), o primogênito de Griselda, dono de atitudes exemplares e bom caráter, mas não investiu nos estudos nem deu muita sorte no amor. Depois de ser abandonado pela esposa, Teodora (Carolina Dieckmann), ele voltou a morar com a mãe e garante seu ganha-pão atrás do balcão do “Tupinambar”. Mas a vida dura não o abate facilmente. Assim como a faz-tudo, o atendente levanta cedo todos os dias, cuida do filho Quinzinho (Gabriel Pelícia), o xodó de Griselda, e segue em busca de um futuro melhor.

O filho do meio é Antenor (Caio Castro), um estudante de Medicina. Único entre seus irmãos a ingressar em uma universidade, é motivo de grande orgulho para a portuguesa por sua dedicação ao curso. Antenor faz por merecer a tão necessária bolsa de estudos da faculdade, mas isso não significa que se identifique com a história de vida dos Pereira. É o desejo de morar em uma casa melhor e sem as privações com que foi criado que o estimula a estudar e garantir uma profissão bem-remunerada. Apaixonado por Patrícia (Adriana Birolli), Antenor precisa perseguir o status que sua sogra, Tereza Cristina (Christiane Torloni), exige, mas que sua família jamais teve.

LEIA TAMBÉM: Globo cancela gravações de novelas e altera programação

Tão batalhadora quanto a mãe é Maria Amália (Sophie Charlotte), a caçula da família. O olhar meigo, a visão romântica sobre a vida e a delicadeza de suas roupas podem aparentar uma certa distância entre Griselda e a filha, mas as duas são grandes companheiras. Amália até tenta estimular a vaidade da faz-tudo, que recusa as ofertas mesmo quando se tratam dos cosméticos naturais vendidos pela moça. Amália também ajuda a cuidar da cozinha, dos irmãos e do sobrinho para aliviar a rotina da mãe.

Fina Estampa é uma obra de Aguinaldo Silva, com direção geral e de núcleo de Wolf Maya e direção de Ary Coslov, Claudio Boeckel, Marcelo Travesso, Marco Rodrigo e Marcus Figueiredo.