Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Cultura em casa

Museu de Arte Moderna tem programação online diária

O espaço físico do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo está fechado em função da pandemia de Covid-19, mas o museu se mantém presente no dia a dia do público por meio de uma intensa programação online. O #MAMonline traz ações artísticas, culturais e educativas que convidam a refletir, pesquisar e inspirar. 

A programação diária é destinada ao público de todas as idades e traz propostas diversas. No site do museu, é possível visitar mais de dez mostras emblemáticas exibidas nos últimos anos na instituição por meio de tour virtual , produzido pela 3D Explora, como também acessar as narrativas do Google Arts&Culture . Entre as exposições, estão “Sinais/Signals”, com monotipias e objetos gráficos de Mira Schendel; “Ismael Nery: feminino e masculino”, que apresenta nus, retratos, autorretratos e obras surrealistas criadas por Nery; e “MAM 70: MAM e MAC USP”, coletiva que reúne obras do período inicial do museu, entre 1949 e 1963, até trabalhos que entraram para o acervo após essa data e integram coleções do MAM e do MAC USP. 

Nas redes sociais, o museu compartilha sua trajetória por meio das hashtags #HistóriasdoAcervo, diariamente, e #tbt (do inglês “throw back Thursday”), às quintas-feiras – nesta última, a estreia foi uma miniaula do curador Felipe Chaimovich sobre o impressionismo e o Brasil, parte da exposição homônima que ocorreu em 2017. Uma proposta semelhante, mas com foco em criadores, é feita por meio de #ArtistaDaSemana. Toda quarta-feira é publicado conteúdo sobre artistas cuja trajetória tenha se entrelaçado à do MAM. A interação entre o público e o Museu também acontece por meio do #MAMquiz, que traz temas e perguntas diversas sobre a instituição e sua programação no Instagram Stories. 

Publicidade

Oficinas, contação de histórias e brincadeiras ficam a cargo do MAM Educativo. Às quartas, a equipe do Educativo propõe atividades para pais e crianças participarem sem sair de casa, entre elas, ações ao vivo, no Instagram Live do museu. Às sextas, o # MAMParaOuvir compartilha com o público as playlists do perfil do museu no Spotify. A primeira, intitulada Verão Moderno Vol.1 , foi produzida pelo Clube Lambada e reúne músicas brasileiras, contemporâneas e jovens clássicos. 

Aos sábados, são publicados conteúdos do #HistóriasDoMAM, com depoimentos de pessoas que fazem parte da história da instituição. Em março, as pautas são norteadas pelo Mês da Mulher e trazem declarações de colaboradoras sobre suas obras preferidas de artistas mulheres do acervo. Sugestões de leituras a partir das publicações e catálogos disponíveis no site do Museu são oferecidas aos domingos por meio de postagens com a hashtag #DicaDeLeitura. 

A programação é compilada semanalmente na newsletter #MAMonline, disponível para cadastro no site do museu , e conta ainda com prévias de conteúdo sobre as exposições que estão por vir. 

Publicidade

Sobre o MAM São Paulo 
Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos. Sua coleção conta com mais de 5 mil obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto o acervo quanto as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas. 

O Museu mantém uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os públicos por meio de visitas mediadas em libras, audiodescrição das obras e videoguias em Libras. O acervo de livros, periódicos, documentos e material audiovisual é formado por 65 mil títulos. O intercâmbio com bibliotecas de museus de vários países mantém o acervo vivo. 

Localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo, o edifício do MAM foi adaptado por Lina Bo Bardi e conta, além das salas de exposição, com ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e uma loja onde os visitantes encontram produtos de design, livros de arte e uma linha de objetos com a marca MAM. Os espaços do museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx para abrigar obras da coleção. Todas as dependências são acessíveis a visitantes com necessidades especiais. 

Publicidade

http://www.mam.org.br/MAMoficial
http://www.instagram.com/MAMoficial
http://www.facebook.com/MAMoficial
http://www.youtube.com/MAMoficial

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.