Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DICA DE LEITURA

Astronauta relata os 340 dias que passou em estação espacial

Foto: Reprodução

Nestes tempos de quarentena – e agora também de frio – um bom livro é, seguramente, uma perfeita companhia para espantar o tédio e os fantasmas do distanciamento social. Muitos podem ser indicados, mas o relato de Endurance – Um Ano no Espaço (Intrínseca, 400 páginas, R$ 49,90), sobre os 340 dias em que o seu autor, Scott Kelly, passou dentro de uma Estação Espacial Internacional (EEI), vai fazer você repensar as queixas em relação ao isolamento que podem lhe passar pela cabeça, enquanto você usufrui de todas as comodidades que só um lar pode oferecer.

Engenheiro, piloto militar e de teste, astronauta e capitão reformado da marinha norte-americana, Kelly comandou a EEI em duas expedições. Na mais recente, em 2015, bateu o recorde americano de total de dias consecutivos passados no espaço. E é desta experiência que trata o seu livro, narrado de forma leve e muito bem humorada, contrapondo todas as dificuldades que foi obrigado a enfrentar. A começar pelo local de partida, o Cazaquistão, onde qualquer que seja o norte-americano, mesmo um pretenso candidato a herói, jamais será bem-vindo.

Um fator importante para a missão é que Kelly compartilha a mesma carga genética que o seu irmão, gêmeo, o Mark, que ficou em terra. O que a Nasa quer é descobrir como um corpo, humano, se adapta a longos períodos fora da atmosfera terrestre, visando futuras missões ao espaço profundo e a Marte. Para saber mais, só lendo o livro, ok?

Publicidade

LEIA MAIS: Gazeta do Sul traz uma indicação de livro por edição

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.