Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Dica de leitura

Ler faz muito bem: o relato de uma luta pela sobrevivência

Em tempos de quarentena, a Gazeta do Sul indica um livro por dia, propondo uma leitura instrutiva e aprazível, para viajar pelo mundo sem sair de casa.

Dica de hoje:

ROBINSON CRUSOÉ, de Daniel Defoe. Tradução de Sergio Flaksman. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. 408 p. R$ 28,90.

Publicidade

LEIA MAIS: Ler faz muito bem: uma história mundial da exploração da terra

Os dias de quarentena por conta da pandemia bem que poderiam inspirar as pessoas a lerem (ou relerem) um dos clássicos por excelência da rotina cumprida em solidão. O romance Robinson Crusoé, do inglês Daniel Defoe (1660-1731), constitui uma dessas leituras que devem ser feitas ao menos uma vez na vida. O personagem que dá título ao livro viaja em navio que cruza o Atlântico, e que naufraga.

LEIA MAIS: Ler faz muito bem: “Antonia e suas filhas”

Publicidade

Sobrevivente, acaba parando sozinho em uma ilha, e precisa lutar pela sobrevivência. Numa “aula” de autonomia, precisa reaprender tudo, a começar por explorar sua nova casa. Ali, vive por nada menos do que 28 anos. A certa altura passa a ter a companhia de um nativo, o Quinta-feira, que ele salva do assassinato por canibais, e que se torna o seu criado.

LEIA MAIS: Ler faz muito bem: a vida nas Américas antes de Colombo

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.