Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Literatura

Escritor lança o livro Operação Campos de Cima da Serra

Demétrio e sua bike no Cânion Fortaleza, em Cambará, no topo do Rio Grande do Sul

Ainda tendo no cenário social a ameaça da pandemia, o jornalista, professor, escritor e ensaísta Demétrio de Azeredo Soster lança na próxima terça-feira, em live, seu mais recente livro. Estando tão presentes as decorrências da Covid-19, parece que a obra remete a um outro tempo, a uma outra época. E, no entanto, pouco mais de meio ano se passou desde que Demétrio protagonizou a aventura que resultou nesse relato.

Operação Campos de Cima da Serra dá sequência à série de volumes que o autor já publicou compartilhando suas andanças como cicloturista, ou cicloviajante. Em outros termos: nas jornadas que fez, pelo sul do Brasil e inclusive para fora do País, pelo continente, como um cavaleiro andante sobre as duas rodas de uma bike.

O novo volume, sob o selo da editora Catarse, segue o formato de Operação Banda Oriental (2017), Operação Valparaíso (2018) e Operação Carretera Austral (2019). Como ressalta, cogitou pedalar por Colômbia ou por Cuba, mas no fim optou por percurso mais próximo, não menos desafiante, e repleto de belas paisagens.

Publicidade

Assim, em 11 dias, a partir de 15 de janeiro deste ano, percorreu 727 quilômetros pela região mais alta do Estado, os Campos de Cima da Serra. Partiu de Canela, já na Serra, desfrutando no caminho da paisagem serrana, dos estonteantes cânions, até subir ao topo do Pico do Montenegro, o ponto mais alto do Estado (1.440 metros). A partir de lá ingressou em Santa Catarina, percorrendo a região montanhosa do Estado vizinho, incluindo uma espiada na Serra do Rio do Rastro e na Serra do Corvo Branco. No dia 24 de janeiro, finalmente pedalou rumo a Laguna, e de lá seguiu para a Praia da Pinheira, ponto final da sua jornada, 60 quilômetros ao sul de Florianópolis.

Demétrio alterna relatos acerca das paisagens, das gentes e dos locais que frequenta, com muitas fotos. Num mapa ficam reproduzidos o trecho, a distância e o tempo de andanças daquela data. Finaliza com alguma dica ou uma pequena reflexão. Pode não convencer de pronto o leitor a adquirir bike ou a movimentar a que esteja guardada em casa, mas deixa claro que o pedal está cada vez mais em sintonia com um mundo que precisa diminuir a velocidade a ponto de curtir os locais por onde se passa.

O lançamento por live leva em conta o fato de que eventos com público estão proibidos. E é como se Demétrio convidasse a lembrar de um tempo, tão recente, em que se movimentar estava mais do que autorizado. Além da apresentação do novo livro, ele lançará o documentário sobre a cicloviagem, editado e dirigido por Gelson Pereira, com trilha sonora de Killy Freitas. O filme pode ser acessado na internet, em YouTube e Facebook.

Publicidade

A bike marca o ponto mais alto do Estado, o Pico Montenegro, a 1.440 metros de altura

Olhares sobre as paisagens e as pessoas
Natural de Porto Alegre e radicado em Santa Cruz, Demétrio é jornalista, professor, escritor, ensaísta, editor e, mais recentemente, cicloturista. Pós-doutor em Jornalismo pela Unisinos, professor do Programa de Pós-graduação em Letras e do Departamento de Comunicação da Unisc, assina 12 livros, entre poesia, crônicas e narrativas de viagem, além de ter organizado cerca de duas dezenas de livros de cunho acadêmico.

Na nova obra, a exemplo do que fizera com as demais operações de cicloviagem, revela seu olhar humano sobre a paisagem e as pessoas dos lugares pelos quais passa. Na condição de viajante, partilha, por instantes que seja, a vida de outras pessoas, numa troca sempre recíproca, de enriquecimentos variados. Afinal, como sugere em uma de suas dicas, sempre que alguém pega a estrada e vai ver e conhecer outros lugares, o mundo muda para melhor. E que o mundo mude para melhor está se revelando uma das maiores necessidades destes tempos.

Serviço
O quê: live de lançamento do livro e do documentário Operação Campos de Cima da Serra, de Demétrio de Azeredo Soster
Quando: na próxima terça-feira, dia 28, a partir das 19 horas
Onde: nas plataformas de YouTube e Facebook. O documentário pode ser conferido gratuitamente no endereço https://youtu.br/gU_ WUcuJD-c Quanto: o livro está disponível nas livrarias e em outros locais de Santa Cruz do Sul, bem como no site da editora Catarse, a R$ 25,00 o exemplar impresso, embora também possa ser encontrado em e-book.
Viabilização: Demétrio informa que o patrocínio da live é de Faccin Bicicletas e Pousada Altos da Serra, de Silveira, em São José dos Ausentes; com apoio de Gelson Pereira Comunicação, Editora Catarse e Catedral TV.

Publicidade

LEIA MAIS: Professor lança livro em que narra sua expedição de bicicleta pela Argentina

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.