Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Eu, Gourmet

Aprenda a preparar um saboroso chorizo com manteiga aromatizada

Elaborar manteiga aromatizada é um barato. Além disso, serve para milhares de combinações de temperos e pode ser guardada no refrigerador para ser usada por um bom tempo. Faz uma ótima companhia para petiscos, torradas, pães, saladas, carnes assadas e no preparo de refogados. Confira esta receita com um belo bife, o chorizo com manteiga aromatizada.

LEIA MAIS: Aprenda a preparar a maminha empanada em farinha de funghi secci

COM O QUE E COMO FAZER*

Publicidade

Ingredientes (para 4 pessoas)
● 4 bifes de chorizo (contrafilé) de cerca de 3 cm de espessura com cerca de 250g cada
● 4 colheres de manteiga sem sal
● 1 pimenta dedo-de-moça ou jalapeño cortada em tirinhas e sem sementes
● 2 colheres de sopa de salsinha picadinha
● 3 tomates cereja picadinhos sem semente
● Sal e pimenta-preta moída a gosto

Preparo: derreta a manteiga numa pequena frigideira em fogo bem baixo. Junte a ela a pimenta picada, o alho, os tomatinhos, a salsinha, sal e pimenta moída. Misture bem e deixe esfriar. Leve a geladeira por cerca de 30 minutos para endurecer. Tempere os bifes de chorizo com sal e pimenta. Aqueça um fio de azeite de oliva numa frigideira e, em fogo alto, sele um dos lados por cerca de três ou quatro minutos. Vire, coloque um pedaço da manteiga aromatizada sobre e deixe mais uns quatro a cinco minutos, ou até chegar ao ponto desejado. Retire e sirva imediatamente, acompanhado de salada verde e arroz.

*Confira esta receita, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com

Publicidade

LEIA MAIS: Aprenda a preparar a maminha empanada em farinha de funghi secci

FALA, BACO

A Itália é um dos berços esplêndidos do vinho no mundo! De origem milenar, os italianos e seus vinhos conquistaram a Europa e espalharam suas videiras por todo o continente. Um desses produtores italianos chama-se Tenuta Ulisse, em Abruzzo, a leste de Roma. Elabora vinhos como Montepulciano D’Abruzzo, Trebbiano D’Abruzzo, Pecorino, Passerina e Cococciola. E lá na Província de Chieti produz o Tenuta Ulisse Sogno di Ulisse Montepulciano D’Abruzzo D.O.P 2017.

Publicidade

Esse vinho possui coloração vermelho rubi, com reflexos violáceos brilhantes, e é carregado de frutas vermelhas e negras maduras (cereja, ameixa, groselha), toque de couro e especiarias. Em boca apresenta taninos suaves e macios, redondo e equilibrado, com leve doçura no amplo final.

Vai muito bem com carne de porco magra na chapa, assado de cordeiro, uma boa massa a bolonhesa e queijos de média cura. Ele possui 13,5% de graduação alcoólica, e o ideal é ser degustado na temperatura de 15 a 17 graus. Você encontra vinhos italianos na Wein Haus, loja especializada em vinhos localizada na Avenida João Pessoa, 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711 3665, telentrega pelo (51) 98416 6407 e site www.weinhaus.com.br.

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Publicidade

LEIA MAIS: Eu, Gourmet: o tartare de cogumelos e beterrabas

POR AÍ…

Pela primeira vez na história da Avaliação Nacional de Vinhos, 395 amostras são inscritas. Público e especialistas querem conhecer a representatividade dos vinhos brasileiros desta que é considerada a melhor safra da história no País. A participação vem de 54 vinícolas, que mostrarão ao mundo a qualidade do produto nacional, sua diversidade de terroirs e estilos.

Publicidade

A Associação Brasileira de Enologia (ABE), promotora do evento, comemora a adesão diante de um ano totalmente atípico, refém de uma pandemia global que afetou diretamente a vida das pessoas e empresas. “A Avaliação presta um importante papel ao setor, mostrando sua evolução e tendências, além de promover e divulgar o vinho no Brasil e no mundo. Além do recorde de amostras, temos o desafio de surpreender no formato do evento, que a cada ano ganha novidades. Este ano não poderia ser diferente. Aliás, muito mais desafiador, mas temos certeza que o que estaremos apresentando será muito bem recebido por todos que apreciam vinho”, ressalta o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador.

O novo coronavírus não apenas obrigou a entidade a transferir a data do evento para 7 de novembro, como também está exigindo mudanças que serão apresentadas durante o mês de setembro.

Vinho dá poesia, poesia dá vinho.

Raúl Ponchon

LEIA MAIS: A salada de radicchio mediterrânea

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.