CULTURA 08/09/2020 23h11

Um livro, um filme, um disco, por Romar Beling

Às terças e quintas-feiras, colaboradores da Gazeta compartilham dicas culturais

Às terças e quintas-feiras, um colaborador da Gazeta compartilha uma dica de um livro, um filme e um álbum musical com os leitores, como um estímulo cultural. Veja as indicações de Romar Beling.

Um livro

Em Origem, o holandês Thomas Bernhard (1931-1989), grande nome da literatura europeia no século 20, repassa boa parte de sua trajetória. O que parece um livro de memórias como qualquer outro se revela uma aula de humanidade, determinação, superação. Thomas cresceu em meio a muitas adversidades, e a leitura o encaminhou para uma vida plena. Uma obra para reler.

Um filme

Filmes apoiados em boa história, e que mesclam relacionamento e arte, sempre tendem a agradar. Apenas Uma Vez (2006, 85 minutos) é um cativante musical nas ruas de Dublin. É estrelado por Glen Hansard (da banda The Frames) e pela cantora tcheca Markéta Irglová. O filme emplacou vários hits, que ambos compuseram juntos. E parece que da interação deles durante as filmagens inclusive resultou algo mais.

Um disco

A banda inglesa de pop-jazz Touch and Go, na ativa desde 1998, é pouco conhecida no Brasil. E certamente surpreende aos bons ouvidos. São cinco inventivos integrantes, tendo Vanessa Lancaster no vocal. O único álbum de estúdio, I Find You Very Attractive, de 1999, tem tudo para agradar a público amplo. Estão ali pérolas como Straight… to Number One, Would You?, So Hot, Tango in Harlem e Life’s a Beach.

LEIA TAMBÉM: Um livro, um filme e um disco, por Benno Bernardo Kist