Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PRATO DO DIA

Aprenda a preparar a tradicional e histórica ‘Vaca Atolada’

Neste dia 20 de setembro comemora-se o aniversário de 185 anos da Revolução Farroupilha – o mais longo conflito armado deflagrado dentro do território brasileiro (durou de 1835 a 1845) –, onde o general Bento Gonçalves comandou as tropas farroupilhas que “tomaram” Porto Alegre, capital da província do Rio Grande do Sul, e onde em 1836 foi proclamada a República de Piratini (ou República Rio-Grandense), que separou o Rio Grande do Sul do resto do País.

Naquela época diversas receitas surgiram, que iam além do tradicional churrasco. Uma dessas receitas é a chamada Vaca Atolada, um prato simples mas repleto de sabor, que utilizava e ainda utiliza ingredientes fáceis de serem encontrados: a carne de costela e o aipim. A costela não servia para fazer o charque e sobrava nos abates, sendo consumida principalmente no espeto ou na panela. Confira essa receita a seguir!

LEIA MAIS: Aprenda a preparar um saboroso chorizo com manteiga aromatizada

Publicidade

COM O QUE E COMO FAZER*

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

● 1 kg de costela bovina com pouca gordura
● 1 kg de aipim descascado
● 1 cebola em cubos
● 4 tomates sem sementes em cubos
● 1 pimentão vermelho em cubos
● 2 dentes de alho picadinhos
● 1 maço de salsinha e cebolinha verde picados
● 2 colheres de sopa de óleo de soja
● 1 folha de louro
● Sal e pimenta a gosto

Preparo: cozinhe o aipim em uma panela. Assim que estiver pronto, escorra, amasse levemente e reserve. Corte a costela em pedaços, aqueça o óleo e frite até dourar. Retire e reserve. Nessa mesma panela, refogue a cebola, o tomate, o pimentão e o alho. Junte a costela, cubra com água e pouco sal. Cozinhe por cerca de uma hora ou até a carne da costela desgrudar do osso. Adicione o aipim, tempere com sal, pimenta e o cheiro verde e deixe o molho engrossar. Sirva bem quente.

Confira esta receita, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Eu, gourmet: aprenda a cozinhar um stinco de cordeiro

FALA, BACO
Casa Valduga Terroir

E na semana do aniversário de 185 anos da Revolução Farroupilha – uma data histórica no calendário dos gaúchos –, nada melhor que a dica de vinho ser desta terra querida. O Casa Valduga Terroir Cabernet Franc 2015 é um belo representante da região da Campanha Gaúcha, com todo o seu terroir de expressão.

Possui cor rubi magenta quase turva. Ao desarrolharmos a garrafa, os aromas explodem ao nariz antes mesmo de ir à taça, sortindo muita fruta vermelha e negra em compota – ameixas e cerejas em destaque –, melaço, toque floral, especiarias e ainda leve mentol. Em boca é seco, estruturado, possui taninos maduros e presentes, equilibrado, com álcool inicialmente presente, fruta negra macerada destacada e amplo final. Uma delícia de vinho, fino e correto!

Publicidade

Estagia por oito meses em barricas de carvalho francês. Faz par gastronômico com aves de caça com molho na panela, carnes assadas, molho calabresa, carne de porco assada com mandioca e queijos média cura. Tem 13% de graduação alcoólica, e o ideal é ser degustado na temperatura de 16 a 18 graus.

Você encontra os vinhos e espumantes da Casa Valduga na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711 3665, telentrega pelo (51) 98416 6407 e site www.weinhaus.com.br. E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

POR AÍ…

Pela primeira vez na história, a maior degustação de vinhos de uma safra não será presencial. Com transmissão nos canais da Associação Brasileira de Enologia (ABE), ela poderá ser acompanhada no mundo inteiro. Apreciadores poderão adquirir kits para degustar as 16 amostras.

Publicidade

“A Safra das Safras não poderia passar em branco. Assim como o mercado de vinhos precisou se reinventar, a Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2020 seguirá outro modelo em razão da pandemia”, diz o presidente da (ABE), enólogo Daniel Salvador.

Além de acompanhar a transmissão ao vivo pelo Facebook, Instagram e YouTube da ABE, no dia 7 de novembro, a partir das 17 horas, os que desejarem poderão adquirir o kit com as 16 amostras representativas da safra (cada kit conterá 16 garrafas baby de 187ml, o que permitirá degustação por duas pessoas.

O conjunto inclui, ainda, duas taças personalizadas de cristal para vinho. Dessa forma, será possível, além de assistir, degustar em casa, no aconchego do lar e em companhia, os vinhos classificados entre os 30% da safra. Os 700 kits estarão à venda a partir do dia 23 deste mês, pelo site www.enologia.org.br.

Publicidade

“Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra.”

Francisco Pinto da Fontoura

LEIA MAIS: Aprenda a fazer um delicioso salmão com salada de pepino cremosa

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.