Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FRAGMENTOS AO VENTO

Curta com cenas gravadas em Sinimbu leva Prêmio da Crítica em Gramado

O curta de Ulisses da Motta, Fragmentos ao Vento: 1945 levou Prêmio da Crítica da Mostra Gaúcha de Curtas – Prêmio Assembleia Legislativa do 48º Festival de Cinema de Gramado. A premiação, realizada no início da noite dessa quarta-feira, 23, veio da comissão da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs) que salientou a relevância do filme por “fazer uma reconstituição de época excepcional e em poucos minutos discutir temas como racismo, intolerância, imigração, mudanças. Um trabalho que pode ser considerado primoroso e que renderia até mesmo um longa-metragem”.

É justamente essa a ideia do diretor da produção, que classifica ela como a primeira parte de um longa-metragem que contará a história de uma família no decorrer dos últimos 100 anos. A expectativa é que o projeto completo esteja pronto no prazo de três a quatro anos.


LEIA MAIS: Curta filmado em Sinimbu vai passar nos Estados Unidos; veja trailer

Publicidade

O enredo de Fragmentos ao Vento: 1945 conta a história de Senhorinha, uma mulher negra que vive junto a uma colônia de imigrante alemães oprimidos pela ditadura do Estado Novo. A protagonista é vivida pela atriz Paula Souza e conta com cenas que percorrem locais turísticos com importante contexto histórico de cidades como Sinimbu, São Leopoldo, Santa Maria do Herval, Bento Gonçalves, Montenegro.

“Ficamos muito felizes com a sensibilidade do Júri da Crítica em interpretar as camadas da história de Senhorinha. Esse prêmio valoriza o curta como um todo e destaca o exaustivo trabalho da nossa guerreira equipe de arte, que suou muito para fazermos a melhor reconstituição possível do período”, diz Ulisses. É possível assistir o filme até as 23h59 deste sábado, 26, no site do Festival de Gramado.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: graxeira no interior de Sinimbu conta a história da riqueza do interior

Publicidade

Após a estreia, já premiada no Festival de Cinema de Gramado, Fragmentos ao Vento: 1945 estará também em outros dois festivais. Diálogos de Cinema, que ocorre de 2 a 8 de outubro, e a 13ª edição do Los Angeles Brazilian Film Festival – Festival de Cinema Brasileiro de Los Angeles, nos EUA. O evento ocorre de 21 a 25 de outubro e é voltado ao público norte-americano levando para Los Angeles longas e curtas produzidos no Brasil que se enquadrem em valores de produção internacionais. Devido à pandemia, o festival será on-line e poderá ser assistido no mundo inteiro. Essa é a estreia de Fragmentos ao Vento: 1945 em eventos estrangeiros.

A produção do curta é da Colateral Filmes, Pé de Coelho Filmes e Ulisses Da Motta, em parceria com Forno FX, Shogun FX, e Ampli Studio. As Prefeituras de São Leopoldo, Sinimbu, e Santa Maria do Herval prestaram apoio institucional, cedendo espaços públicos para as filmagens. Já o apoio cultural é de: Funny Feelings, Giordani Turismo, Studio Leo Zamper, Destak Móveis Rústicos, Locall.

LEIA TAMBÉM: Museu colonial vai ser reaberto em Sinimbu

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.