Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Literatura e tecnologia

Dia Nacional do Livro: influenciadores fazem leituras coletivas em vídeo

Foto: Pixabay

O Dia Nacional do Livro é celebrado nesta quinta-feira, 29 de outubro, mesmo dia em que foi fundada a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, em 1810, para incentivar o hábito de leitura entre os brasileiros. E se engana quem acha que o mundo dos livros está afastado das redes sociais.

Os chamados “booktubers”, como são conhecidos os youtubers que produzem conteúdo sobre livros e leitura, têm ganhado espaço no YouTube, com diversidade de conteúdo. Alguns produzem vídeos com resenhas de livros, e outros fazem leituras em voz alta para o espectador.

LEIA TAMBÉM: Estudante de 16 anos escreve livro voltado a adolescentes

Publicidade

Uma outra novidade é a produção de “lives”, como as da youtuber Bel Rodrigues, que possuem espaços definidos para que os espectadores leiam, de casa, junto com a youtuber, que tem mais de 800 mil inscritos no canal que mantém.

Com clubes de leitura e conteúdos educativos, é possível compartilhar uma leitura e expandir o repertório. Assim, é possível se aprofundar em determinados gêneros e temas, ter dicas de leituras e também iniciar a leitura e discussão de novas obras.

LEIA TAMBÉM: A Banca: um lugar de resistência para difusão da cultura no município

Publicidade

Esses produtores de conteúdo não estão restritos apenas ao YouTube. No Instagram eles são chamados de “bookstagrammers”, e no Twitter de “bookstans” – geralmente criadores de conteúdo já presentes no YouTube e no Instagram – criando comunidades para falar sobre o mundo dos livros.

LEIA MAIS
Pesquisa mostra que cresce o hábito de leitura entre crianças
Ler faz muito bem: o universo dos clubes de leitura

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.