Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EUA

A história de superação do novo presidente

Foto: Agência Brasil

Dentro de duas semanas, no próximo dia 20, o norte-americano Joseph Robinette Biden Jr, mais conhecido como Joe Biden, completa 78 anos. Ele terá como presente de aniversário a notícia de que se tornou o mais novo presidente de seu país, o 46º a ocupar o cargo e sucederá justamente a Donald Trump, seu adversário nas urnas.

Confirmada a eleição do democrata Biden, ele estará chegando ao ápice de uma carreira de meio século de dedicação à vida pública. Nascido em Scranton, Pensilvânia, foi senador por seis mandatos consecutivos, e vice-presidente dos EUA entre 2009 e 2017, na gestão de Barack Obama. Agora, passaria a responder pela tomada de decisão do país mais importante e influente do planeta na atualidade.

Se na esfera pública uma nova seção começa a ser escrita no currículo de Biden, no contexto pessoal ou familiar já ostenta biografia impressionante. E boa parte da simpatia ou da empatia que a população manifestou para com ele durante a campanha, até depositar milhões de votos em sua candidatura, também tem a ver com o conhecimento de sua trajetória, marcada por tragédia e superação.

Publicidade

LEIA MAIS: Biden fica perto da vitória ao virar na Pensilvânia, mas apuração levará dias

Não por acaso, há cerca de um mês um livro de autoria do próprio Biden, Promessa de pai: um ano de sofrimento, esperança e determinação, chegou às livrarias no Brasil, pela Intrínseca, em 256 páginas, com tradução de Alexandre Raposo, Bruno Casotti e Jaime Biaggio (a R$ 39,90). A promessa de pai referida no título remete a fato ocorrido em 2015, quando seu filho mais velho, Beau, foi diagnosticado com câncer, do qual veio a morrer, e que lhe exigiu, já convalescente, a afirmação de que ficaria sempre bem.

Biden ainda tem o filho Hunter do primeiro casamento, marcado por outra tragédia. No dia 18 de dezembro de 1972, quando Joe tinha 30 anos, a uma semana do Natal, a mulher dele, Neilia, morreu em acidente de carro, bem como a filha Naomi. Beau e Hunter, que também estavam no veículo, sobreviveram, e foram criados por Joe, que em 1977 casou-se de novo com a professora Jill Jacobs, com a qual tem a filha Ashley, nascida em 1981. Detalhe: Biden tem fortes relações com pessoas no Brasil, em especial no Paraná. Além da obra de sua autoria, a biografia O livro de Joe, de Jeff Wilser, detalha a sua história, e tende a ser traduzida em breve para o português.

Publicidade

LEIA MAIS: Joe Biden é eleito o novo presidente dos Estados Unidos

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.