CULTURA 10/11/2020 21h32

Um livro, um filme, um disco, por Rodrigo Vianna

Às terças e quintas-feiras, colaboradores da Gazeta compartilham dicas culturais

Às terças e quintas-feiras, um colaborador da Gazeta compartilha uma dica de um livro, um filme e um álbum musical com os leitores, como um estímulo cultural. Veja as indicações de Rodrigo Vianna, comunicador da Rádio Gazeta FM 107.9.

Um livro

Guardiola confidencial, de Martin Perarnau, pela editora Grande Área. O livro conta a chegada de Pep Guardiola ao futebol alemão, quando o espanhol trocou o Barcelona pelo Bayern. O jornalista Perarnau acompanhou ao longo de dois anos o trabalho de Guardiola no Bayern de Munique e assim pôde registrar ações e estratégias do técnico que mudou a forma de pensar o futebol.

LEIA TAMBÉM: Um livro, um filme, um disco, por Rodrigo Sperb

Um filme

O Segredo dos Seus Olhos, dirigido por Juan José Campanella, com Ricardo Darín e Soledad Villamil. Produção conjunta de Argentina e Espanha, é o filme de maior bilheteria da história do cinema argentino. Ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010, e contou até com uma versão americana, em 2015, com Nicole Kidman e Julia Roberts. É considerado como um dos 100 melhores filmes do século 21.

Um disco

Jeito Moleque, de Zeca Pagodinho. Disco de 1988, com 12 faixas, quem sabe o primeiro grande disco de Zeca, e que teve como produtor Milton Magalhães. Zeca canta músicas suas e de compositores como Dominguinhos da Estácio, Arlindo Cruz, Monarca. Entre as canções, destaque para a que dá título ao álbum, além de Manera Mané, Cuidado com a Inveja, Chamego de Pai e Feira do Acari.

LEIA TAMBÉM: Um livro, um filme, um disco, por Leandro Siqueira