Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Religião

Padre Roque Hammes escreve autobiografia em meio à quarentena

Foto: Rafaelly Machado

Padre Roque escreve sobre o olhar de Deus na vida dele

As experiências vividas em 65 anos de vida estão narradas nas 280 páginas do livro autobiográfico do padre Roque Hammes. A obra, escrita no auge da pandemia do novo coronavírus, é um convite à introspecção e à reflexão de que sempre é possível se reinventar e fazer diferente, tendo fé e esperança em Deus.

Natural de Arroio do Meio, padre Roque tornou-se peça-chave no alto comando da Diocese de Santa Cruz do Sul. Em Santa Cruz desde 2001, para terminar a tese de mestrado na Unisc, ele acabou tornando-se coordenador de pastoral e assessor de imprensa, desde a gestão de dom Canísio Klaus, em 2011. “Já fui vigário-geral também e pároco da Comunidade São José, na época em que estava fazendo meu mestrado”, recordou.

LEIA MAIS: Saiba como irá funcionar a Romaria de Schoenstatt neste domingo

Publicidade


E é sobre lembrar-se da vida e fazer um balanço que trata seu relato autobiográfico, escrito durante o turbulento inverno de 2020. Padre Roque participou de um retiro, em julho, que o fez pensar mais sobre memórias e sua vida. “Eu refleti e entendi que poderia fazer esta análise. Olhar para a minha vida, sob a perspectiva de Deus. Por isso o nome ‘Sob o olhar materno de Deus’, a forma como me vejo”, contou.

Com a reflexão, o religioso chama atenção para a necessidade constante de reinvenção do homem. Em meio a um ano de dúvidas e incertezas, que vieram na carona da pandemia do novo coronavírus, se fortalece quem consegue olhar para si e achar um novo meio de continuar, mesmo com dificuldade e provações. “A grande lição deste ano é que nem sempre precisamos fazer as coisas como antigamente. Olhar para si é um grande aprendizado”, enfatizou.

LEIA TAMBÉM: Pandemia derruba o número de casamentos em Santa Cruz

Publicidade

Uma existência em 37 capítulos

Com a ajuda da secretária da Coordenação de Pastoral, Márcia Agnes Bartz, fiel escudeira do padre Roque no dia a dia, ele dividiu a sua história de vida em 37 capítulos. “Pensei que não seria possível lembrar de fatos da infância, mas foi bem tranquilo. Eu tive de fazer pequenas consultas históricas, mas consegui.”

Editorado em uma fonte de corpo fácil de ler, o livro é uma mescla de relatos, fotografias e memórias de seis décadas e meia de uma vida dedicada à formação da fé pessoal.

A princípio, a obra seria apenas para guardar a memória da família e presentear amigos. Porém, padre Roque aumentou a tiragem, e tem exemplares disponíveis para venda. “Não é um livro para estar em livraria, mas se alguém quiser compartilhar da minha trajetória, pode me procurar aqui na Diocese”, complementou.

Publicidade

Padre Roque trabalha na Cúria, que funciona ao lado da Livraria Diocesana, nos altos da Rua Ramiro Barcelos, na área central de Santa Cruz do Sul.

LEIA MAIS: Bola de Neve Church: a curiosa igreja que quer virar uma avalanche da fé

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.