Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Espaço nostalgia

FOTOS: aposentada possui acervo com 850 frascos de perfume

Laura Thomé já reuniu cerca de 850 frascos de perfumes, dos mais variados formatos, como mostramos nesta edição

Olá! Realmente, os itens que cativam as pessoas e as estimulam a reunir mais peças, a conservar uma coleção diferenciada, são os mais variados. De bebidas a objetos decorativos, de alimentos a lembrancinhas, tudo é válido para contar uma história, para uma narrativa dos gostos, das afinidades e do prazer de se cercar de itens de preferência. Nesta quarta-feira, 9, por exemplo, vamos conhecer uma coleção de… frascos de perfume!

Enquanto a maioria basicamente vê nos frascos de aromas e fragrâncias itens utilitários, no toalete de cada dia, dona Laura Thomé viu muito mais: viu razão para uma vida dedicada a reunir peças diversas, nacionais e importadas, e cujo valor, imensurável, está no conjunto. Seu acervo merecia integrar um museu ou um memorial do que de mais inusitado já se inventou em termos de aromas e perfumes.

E também é tempo de… voltar no tempo! Em décadas passadas, quem não almejava ter em casa um “galinho do tempo”, que previa o clima? E quem aí não lembrará do Abelhudo, o cachorrinho curioso da Estrela? E na música, recuperamos lembrança pop: a coleção de copos da Pepsi inspirada no álbum Dangerous, do ídolo Michael Jackson. Era tudo, menos… dangerous! Viaje no tempo conosco!

Publicidade

LEIA MAIS: FOTOS: aposentado guarda acervo com mais de 2,5 mil filmes de bangue-bangue

Colecionismo

Desta vez, vamos perfumar nossa edição com a belíssima coleção de frascos de perfumes da massoterapeuta aposentada Laura Thomé. Casada com seu Elemar Thomé, mãe da Janine e do Elias e avó do Augusto e do Felipe, começou a se encantar pelos frascos há 20 anos, ainda quando era vendedora de perfumes da Avon; como achava os frascos muito lindos e com design inspirador, começou a guardá-los. Foi juntando um, dois, três, e ganhando de presente de amigos e familiares, até que, quando se deu conta, já tinha vários.

Hoje, possui em seu acervo 850 vidrinhos, como ela carinhosamente chama os frascos. Dentre tantos, é impossível não destacar o famoso frasco Cristal, que tinha as tradicionais fragrâncias de topaze, charisma, toque de amor, timeless e sweet honesty. Para cada data comemorativa, a empresa produzia frascos temáticos, como sinos para a época Natalina; a Noiva, para ocasiões de casamento; flores, para os dias das mães, e muitos outros. Alguns tinham formato de leão, outros de garça e de rosa. Inclusive, esse com formato de rosa ela conta que recebeu de uma amiga, que havia ganhado do namorado no Dia dos Namorados. Por vários anos guardou o frasco, pois era uma lembrança que tinha do antigo amor.

Publicidade


Outros frascos nos lembram a Olivia Palito, companheira do marinheiro Popeye, o tope da Minnie ou até mesmo o coelhinho da Playboy. Dentre os importados, chamou-me atenção um perfume da pop star Britney Spears, com duas fragrâncias em um frasco que se divide. Para não dizer que perfume é coisa de mulher, ela tem as fragrâncias masculinas Musk, Dimitri, Quasar e muito mais.

LEIA MAIS: FOTOS: santa-cruzense mantém acervo de caixas de fósforos

Será que vai chover? Confere o galo do tempo

É bem verdade que a previsão do tempo é algo muito complexo, que envolve várias variáveis. Atualmente, a meteorologia utiliza muitos equipamentos que estudam as propriedades da atmosfera para conseguir prever se irá chover ou não. Mas você lembra do “galinho do tempo”? Nas décadas de 1980 e 90, era comum encontrar esse bibelô na forma de um pequeno galo que, dependendo das condições climáticas, podia ficar na cor azul ou na cor rosa. Se ele se tornasse azul, o tempo seria quente e sem chuvas; quando ficava na cor rosa, era indício de que provavelmente o tempo ficaria chuvoso e faria frio.

Publicidade

Dependendo das condições do clima, o galo do tempo ficava azul ou rosa

O Abelhudo que era sempre bem-vindo

Na década de 1980, muitos brinquedos eram movidos a pilhas, mas havia também aqueles movidos a corda. Hoje vamos lembrar do Abelhudo, o cachorrinho curioso da Estrela. Era uma fofura que andava, latia, mexia o rabo e o focinho.

LEIA MAIS: FOTOS E VÍDEOS: uma viagem pelo mundo através dos selos

Os copos que eram um show

Pepsi Dá o Show, assim se chamou a promoção dos anos 1990 que marcou o lançamento do álbum Dangerous do pop star Michael Jackson. Para ganhar um dos seis supercopos importados do Michael Jackson, você tinha de juntar 12 tampinhas dos produtos Pepsi. Virou uma verdadeira febre.

Publicidade

Clipe oficial da canção que deu origem a promoção

Contribua!
Para participar da nossa coluna, você pode remeter e-mail para [email protected] ou enviar WhatsApp para (51) 99606 3507. Assim você nos conta de qual quadro quer participar, com sugestões

LEIA MAIS: FOTOS: conheça os mais de 50 canecos de chopp guardados por Sônia Kist

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.