Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Prato do dia

Eu, Gourmet: aprenda a fazer gratin de bacalhau com leite de coco

Foto: Emerson Haas

São centenas de preparos que o bacalhau recebe! Seja com seu tradicional fiel escudeiro – o azeite de oliva – ou com seu par – a batata –, o certo é que é muito versátil e agrada a praticamente todos que gostam da boa mesa. A receita de hoje leva, além desse peixe de águas profundas e salgadas, um toque especial do leite de coco e do açafrão. Confira o gratin de bacalhau com leite de coco!

Ingredientes: (para 6 pessoas)
1kg de bacalhau já dessalgado
3 colheres de sopa de azeite de oliva
2 cebolas picadas
10 tomates sem pele e sem sementes
2 dentes de alho amassados
600g de batatas descascadas e cortadas em pedaços
400ml de leite de coco
1 colher de chá de açafrão ● 100g de queijo parmesão ralado
Cebolinha verde fatiada
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Preparo: cozinhe as batatas, mas que não fiquem muito macias. Depois tire a casca e corte em cubos de cerca de 2 centímetros. Tire a pele e espinha do bacalhau e faça lascas ou pedaços. Numa frigideira, aqueça o azeite de oliva, refogue a cebola e o alho e junte o bacalhau. Assim que enxugar alguma água resultante, tempere com sal e pimenta. Desligue. Num refratário, junte as batatas e por cima adicione o bacalhau com as cebolas e alho. Regue com leite de coco, salpique o açafrão e espalhe o queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 20 minutos. Retire, disponha cebolinha verde e sirva.

Publicidade

A todos um feliz e abençoado Natal!

Confira receitas, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com

LEIA TAMBÉM: Eu, Gourmet: uma receita fácil de queijo brie empanado

Fala, Baco
Conheci o Ernesto Catena no Punta Del Este Food & Wine, em 2012, num jantar fechado para apenas 20 convidados no restaurante Mercado Belcampo na praia de José Ignácio. Na ocasião estava lançando e promovendo o seu espumante Alma Negra. Sentamos à mesma mesa na companhia de um amigo uruguaio, o sommelier Daniel Arraspide, numa agradável noite de outubro, onde o vinhateiro pode mostrar todo o seu entusiasmo e conhecimento sobre a arte da viticultura.

Publicidade

Ernesto é filho de Nicolás Catena, fundador do Grupo Catena Zapata, gigante argentino do mundo do vinho e tem sua bodega própria, a Tikal, de Mendoza, que produz entre outros tantos o belo Alma Negra Mistério 2016, vinho comentado desta semana. Trata-se de um blend secreto onde as uvas e o percentual de cada uma não são revelados. Trata-se de um vinho de profunda coloração rubi, quase negra. Exuberante ao nariz, traz aromas de frutas negras maduras com toques de couro, terroso, chocolate e leve mineralidade e discreto herbáceo. Em boca é untuoso, macio, sedoso e envolvente. De corpo médio e com taninos maduros e redondos, amplo final de boca e excelente retrogosto.

LEIA MAIS: Aprenda a fazer um saboroso bolinho de aipim com charque

Repousa em barricas de carvalho francês, mas por tempo igualmente não revelado. Faz belo par com pratos à base de carne vermelha, ragu de cordeiro, filé mignon com molhos condimentados, pato na caçarola, cortes suínos ao forno e queijos de média cura. Possui 13,5% de graduação alcoólica, e o ideal é ser degustado na temperatura de 16 a 18 graus.

Publicidade

Você encontra o vinho Alma Negra na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711 3665, telentrega pelo (51) 98416 6407 e site www.weinhaus.com.br.

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA

LEIA MAIS: Eu, Gourmet: o dia mundial do sushi

Publicidade

Você sabia?
O leite de coco é extraído da polpa do fruto do coqueiro, um dos principais recursos vegetais da humanidade. Rico em nutrientes essenciais, o leite é muito usado para fins medicinais, alimentícios e agroindustriais. Ele é rico em gordura saturada boa, que é rapidamente digerida e transformada em energia. Metade das gorduras boas do leite de coco é composta por ácido láurico, que melhora o colesterol e tem efeito contra vírus e bactérias. Além disso, o leite de coco apresenta uma pequena quantidade de vitamina C, cálcio, magnésio, fósforo, zinco, proteína e uma boa quantidade de potássio, ferro e ácido láurico. Benefícios do leite de coco: perda de peso; pele e cabelos saudáveis; ajuda a reduzir os riscos de anemia; controle de colesterol e fortalecimento do sistema imunológico.

LEIA MAIS: Aprenda a preparar uma colorida e saborosa salada grega

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.