Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Cultura

Santa-cruzense lança a música Hip Hop não Para

João Matheus, Berma MC: primeira música

Um jovem santa-cruzense de 21 anos lançou sua primeira música recentemente. João Matheus Xavier Kroth, o Berma MC, divulga o single intitulado Hip Hop não Para, em parceria com Tru3 Beats. Morador do Bairro Bonfim, começou a rimar em 2015 e em 2016 passou a participar de batalhas, convivendo com pessoas envolvidas na produção musical, o que instigou o seu próprio lançamento.

“No começo, fazer uma música era algo bem distante, não curtia minha voz e não botava muita fé”, comenta João Matheus. “Mas com o tempo fui evoluindo nas batalhas e aprendendo mais sobre a cultura Hip Hop, e vi que eu tinha muita coisa para falar, e que só nas batalhas não ia ser suficiente. Precisava fazer uma música.” Esta nasceu de um misto de ideias e sentimentos. Foi gravada no estúdio Koé Records, de Tru3 Beats, que fez o beat, a mixagem e a masterização.

O resultado final foi lançado no YouTube em 13 de dezembro, e uma semana depois chegou às outras plataformas digitais, como o Spotify. “Era minha primeira música. Então, precisava começar com algo que contasse minha história”, explica. “Também tinha uma vontade grande de citar as referências da minha área, fazer uma música para a galera ouvir e se identificar, com bastante conteúdo local. Quando comecei a escrever, foi como fazer uma retrospectiva; lembrei de cada momento e coloquei minha história e quem eu sou hoje.”

Publicidade

O ingresso na cultura Hip Hop veio com o skate, em 2012, passando pelas rimas e, mais tarde, pelo grafite. “Comecei a participar das batalhas de rima em 2016. A primeira de que participei foi no evento União de Rua, organizado na pista de skate”, frisa. “Atualmente organizo o evento Batalha do Centro, que antes da pandemia acontecia toda segunda-feira na Praça Siegfried Heuser e reunia entre 60 e cem pessoas.” Recentemente, foi realizada uma edição online pelo Facebook do Ateliê Vivências Urbanas (AVU).

Foi na cena do skate que João Matheus ganhou o apelido que o acompanha até hoje e se transformou em nome artístico. “O apelido original nasceu na vivência do skate. Podia estar rachando de frio, mas eu só andava de bermuda. Até que nos campeonatos o Diegão Gomes, que era o narrador, começou a me chamar de Bermuda no microfone. Aí ficou registrado, e depois adaptei pra Berma.”

LEIA MAIS: Sábado tem “Live dos Esquecidos” em Santa Cruz

Publicidade

Incentivo
Além das rimas de improviso, João escreve poesia, que costuma publicar nas redes sociais. Suas referências e inspirações na arte vêm do trabalho do amigo Digo Almeida e do rapper paulista Emicida. “Quem mais me apoia e me incentiva são os meus amigos, que estão no mesmo corre que eu. As pessoas que curtem meu trampo e comentam também fortalecem demais e me inspiram a seguir produzindo. Minha mãe sempre me apoiou nas minhas decisões e se orgulha do que eu faço”, salienta.

Com o retorno positivo recebido na ocasião do lançamento da primeira música, João pretende continuar produzindo. “Cada mensagem que lia, eu me arrepiava e vinha a sensação de missão cumprida. Os planos para o futuro são seguir escrevendo o que vivo, compartilhando o que aprendo e aprendendo cada vez mais. Vou continuar gravando minhas poesias e fazendo música.” É possível acompanhar o trabalho do jovem pelo Instagram nas contas @joaomatheusx e @batalhadocentroscsb.

“Hip Hop não para”
Composição/voz: Berma MC
Produção musical: Tru3 Beats
Captação/realização: Koé Records
Graffiti: Rodrigo Almeida
Capa: Alixandre Pires

Publicidade

LEIA MAIS: Ateliê lança coleção sem gênero em Santa Cruz

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.