Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Cultura

Casa das Artes exibe acervo particular de Gerda e Paulo Pinho

Foto: Rafaelly Machado

“Ágape”, tela de Afrânio Pessoa, elaborada em 2000, que compõe o acervo da exposição

A Casa das Artes Regina Simonis, em local privilegiado, no Centro de Santa Cruz do Sul, e com entrada franca para todos os públicos, oferece uma oportunidade especial para fruição do que há de melhor nas artes plásticas. A exposição Da Loucura à Lucidez, com cerca de 30 obras, entre telas e esculturas, proporciona contato com as realizações de grandes mestres. Com abertura no dia 15 de janeiro, o acervo permanece no local até o final de fevereiro, dia 27, de maneira que a população em geral poderá apreciar essas representativas criações das artes visuais.

O conjunto é parte de um acervo particular, pertencente ao casal Gerda e Paulo Pinho, e que hoje está aos cuidados do sobrinho deles, Augusto Becker Jucá, em Porto Alegre. Foi a partir de tratativas com Jucá que Danúbio Zitzmann, vice-presidente da Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, mantenedora da Casa das Artes, atualmente o responsável pela programação das mostras no local, viabilizou a cedência dessas peças para o primeiro evento de 2021.

LEIA MAIS: Casa das Artes Regina Simonis realiza a primeira exposição do ano

Publicidade


Mais do que a chance de conferir de perto as realizações de cada um dos artistas, a mostra oportuniza que os interessados possam adquirir alguma peça do acervo. “A maioria das obras está à venda”, informa Zitzmann. Os valores são variados, e podem ser consultados junto à equipe de atendimento na Casa das Artes. As visitas são permitidas de terças a sextas-feiras, das 10 às 17 horas, e aos sábados, das 10 às 14 horas. O local só não abre aos domingos e nas segundas-feiras.

Em destaque na mostra estão esculturas em bronze do gaúcho Vasco Prado (1914-1998), a exemplo de “Piá de Estância”, e telas de expoentes como Alice Brueggemann, Maria Lídia Magliani, Alice Soares, Fernando Baril e (Carlos Carrion de) Britto Velho. Zitzmann ressalta que a distribuição das peças no ambiente da Casa das Artes procurou proporcionar ao visitante um olhar impressivo sobre diferentes estilos e temáticas, desde uma abordagem mais abstrata e de exploração das cores até um viés mais romântico, com paisagens e olhares contemporâneos sobre pessoas e meio ambiente.

“A presente mostra nos leva a uma visita ao rico acervo de obras colecionadas ao decorrer da vida pelo casal Gerda e Paulo Pinho na sua residência em Porto Alegre, e pela primeira vez se torna pública, com o objetivo de evidenciar o amor nutrido pelas artes.”

Publicidade

Danúbio Zitzmann
“Teseu”, obra de Antonio Cabral

Viagem pelo mundo interior

Algumas temáticas se salientam do conjunto de obras selecionadas para a mostra na Casa das Artes. A primeira são as naturezas-mortas, com destaque para quatro telas de Alice Brueggemann, elaboradas entre 1992 e 1996, às quais ainda se unem duas naturezas-mortas de Plínio Bernhardt, de 1996, que poderiam compor um díptico. De Bernhardt, vale conferir ainda a obra “Partida de xadrez”, de 2000.

Outro trabalho que merece um olhar demorado é “A Fazenda”, uma contribuição de quem ajudou a conformar o acervo, a colecionadora Gerda Pinho, revelando ali seus dotes de artista. A tela consta ao lado de “Girassóis”, de Paulo Mancuso.


Da parcela de abstratos, não há como não reparar em “Teseu” obra de Antonio Cabral, em tamanho maior, de 194 x 172 cm. Carlos Bracher, com “Trigais em Auvers-sur-oise”, de 1992; Antonio Frantz, Karin Paiva e Antonio Maia integram essa seção. Outros autores contemplados são Maria Lídia Magliani, Erico Santos, Fernando Baril, Alice Soares e Grover Chapman, pintor, muralista e ilustrador norte-americano que faleceu no Rio de Janeiro em 2000.

Publicidade

Entre as esculturas, Vasco Prado é a grande referência. Além de seu esplêndido “Piá de Estância”, devidamente acomodado no cofre da Casa, as obras “Os Amantes”, de 1988, e “Cavaleiro”, do ano seguinte, são estrelas da mostra. E há ainda o “Anjo Azul” de Carlos Tenius para completar o conjunto.

Serviço

O QUÊ: exposição Da Loucura à Lucidez, com obras de arte, entre telas e esculturas, do acervo particular de Gerda e Paulo Pinho, hoje aos cuidados do sobrinho Augusto Becker Jucá, em Porto Alegre.
ONDE: na Casa das Artes Regina Simonis (esquina das ruas Marechal Floriano com Júlio de Castilhos, no centro de Santa Cruz do Sul).
QUANDO: até o dia 27 de fevereiro.
VISITAÇÃO: de terças a sextas-feiras, das 10 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia, e aos sábados, das 10 às 14 horas; sem atendimento apenas aos domingos e nas segundas-feiras. Entrada franca. Para informações: (51) 3056 2086.

LEIA TAMBÉM: Casa das Artes Regina Simonis planeja buscar novos associados

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.