Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Eu, Gourmet

Aprenda a preparar uma deliciosa salada de camarões perfeita para dias quentes

Sabe quando você quer fugir de um prato pesado, mas também não está a fim de somente comer folhas verdes de uma salada ao chegar em casa neste verão tórrido ao final da tarde? Pois é, a receita de hoje atende muito bem a esse desejo por algo com mais ingredientes, fácil de preparar e que reúne acidez, crocância, muito sabor e aquele toque de cuidado que um bom prato merece ter. Confira a salada de camarões!

LEIA MAIS: Receita: canapé de pera caramelizada, patê de fígado e geleia de pimenta

COM O QUE E COMO FAZER*

Publicidade

Ingredientes: (para 4 pessoas)
400g de camarões
1 maço de alface-crespa
1 maço de rúcula
Lascas de queijo parmesão
1 xícara de croutons
2 colheres de sopa de mel
1 colher sopa mostarda tipo Dijon
1 colher de sopa de vinagre branco
2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
Orégano a gosto
2 dentes de alho picadinhos
2 ovos cozidos duros descascados e cortador em fatias
3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
Meia xícara de salsinha picadinha

LEIA MAIS: Aprenda a fazer um saboroso risoto de camarão com alho-poró e pimentões

Preparo: lavar bem as folhas verdes e, se possível, secá-las no secador adequado para saladas. Preparar o crouton: cortar um pão salgado amanhecido em pequenos cubos de cerca de 1 centímetro. Levar a uma forma, derreter manteiga e despejar sobre estes envolvendo-os bem. Levar ao forno preaquecido por cerca de 15 minutos ou até dourar. Reservar. Saltear os camarões levando azeite de oliva e manteiga a uma frigideira. Em seguida, em fogo baixo juntar o alho picado, colocar os camarões e aumentar o fogo. Temperar com sal, pimenta e salpicar com a salsinha. Reservar. Montar a salada numa bandeja ou saladeira dispondo as folhas verdes e por cima destas os demais ingredientes, acomodando-os com cuidado. Preparar um molho para temperar colocando num potinho o mel, a mostarda, 2 colheres de azeite de oliva, vinagre branco, sal e pimenta a gosto. Bater bem até emulsionar (deixar a mistura homogênea). Depois regar a salada com esse molho, salpicar orégano e servir!

Publicidade

LEIA MAIS: Aprenda a fazer um saboroso bolinho de aipim com charque

FALA, BACO

A uva Pinot Noir, que é originária da Borgonha francesa, espalhou-se pelo mundo no século passado e aportou em diversos países. Cada qual, pelas suas características de solo, clima, altitude e manejo, deu vida a diferentes vinhos, mas mantendo em sua essência as raízes desse varietal. Na Argentina, em Mendoza, no Vale do Uco, a Bodega Rolland – capitaneada pelo ilustre enólogo e fly winemaker Michel Rolland – é produzido o Mariflor Pinot Noir 2017, um varietal potente e de personalidade, marca registrada de Rolland.

Publicidade

Tem coloração rubi com reflexos granada. Ao ser aberto, o primeiro ataque ao nariz traz álcool, madeira e tostado. Após alguns instantes vem a fruta com cerejas, ameixas e morangos maduros em destaque, também toque terroso, couro, café, notas defumadas, baunilha e tostado.

Em boca, traz sua virtude com bom corpo e integração entre a fruta, madeira e álcool. Um vinho quente, que pede presença gastronômica pela sua acidez convidativa, apresenta taninos redondos e amplo final, com muito frescor e vivacidade.

Amadurecimento de 14 meses em barricas novas de carvalho francês.

Publicidade

Faz par com costela suína na brasa, salmão defumado, cordeiro assado no forno, risoto de funghi, legumes salteados em oliva e galeto.

Possui 15% de graduação alcoólica, e o ideal é ser degustado na temperatura de 15 graus. E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

LEIA MAIS: Eu, Gourmet: uma receita fácil de queijo brie empanado

Publicidade

VOCÊ SABIA?

Os jovens brasileiros estão bebendo mais vinho desde o início da pandemia. Estudo realizado pela Dotz afirma que o jovem de até 30 anos passou a consumir mais essa bebida. O aumento nessa faixa etária foi de 38%, o que indica uma mudança no comportamento de compra e hábitos de consumo. Para aproveitar o momento e ajudar na democratização do vinho, a Vinícola Guatambu, juntamente com um grupo de empresários, desenvolveu o Mysterius.

A vinícola desenvolveu os vinhos especialmente para a versão em lata. “O lançamento do Mysterius é um marco para nós, da Guatambu. Além da praticidade, tem como diferencial o cuidado com o meio ambiente e a grande qualidade dos produtos”, diz Valter Potter, proprietário da vinícola. São duas opções: o Mysterius Veraz é tinto seco (com 14% de graduação alcoólica) e surpreendente, um corte de Cabernet Sauvignon, Tempranillo e Tannat; o Mysterius Intuição é um sedutor espumante (11,5% de graduação alcoólica), como deve ser: com aromas, borbulhas e todo o frescor.

LEIA MAIS: Aprenda a fazer um saboroso bolinho de aipim com charque

LEIA MAIS: Aprenda a preparar uma colorida e saborosa salada grega

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.