Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Sobre Viver

Banda Tear lança primeiro EP, intitulado Sobre Viver

Foto: Alencar da Rosa

Banda Tear lança primeiro EP, com quatro músicas

Se o momento não permite que shows, festivais, espetáculos de teatro e outras manifestações artísticas que demandem a presença de público sejam possíveis, uma banda de Santa Cruz do Sul utilizou esse período incerto para produzir conteúdo. Embora não possa se apresentar devido ao fechamento das casas de festas há cerca de um ano, a Tear, power-trio formado por Diego Corrêa, Francine Stringuini e Cristiano Silva, usou o momento para dar vida ao EP Sobre Viver, com quatro músicas.

Criadas após o início do distanciamento social, as canções foram lançadas neste sábado, 13, nas principais plataformas de streaming e em disco físico. “Sabemos que não é tempo de tocar. Mas é tempo de criar. Tudo está parado, sobretudo para bandas autorais. Por isso, tínhamos muito a dizer neste momento e estruturamos um projeto para expor nossas ideias”, afirmou o vocalista e guitarrista Diego Corrêa.

O nome da banda é uma referência ao aparelho antigo no qual fios traspassam o eixo e, por ação manual ou mecânica, é possível criar vestimentas diversas a partir dos tecidos. “Nossa banda é um pouco desse processo do tear. Devido ao fato de evitarmos o contato próximo por conta da pandemia, juntamos nossas ideias e as cruzamos no grupo da banda pelo WhatsApp”, comentou o baterista Cristiano Silva. O pós-produção seguiu o mesmo processo.

Publicidade

Banda é formada por Diego Corrêa, Francine Stringuini e Cristiano Silva
(Foto: Alencar da Rosa)

“Demorou bastante, pois também criamos um grupo com o produtor Bruno de Large, para ele nos mandar as músicas e darmos a nossa opinião até chegar à versão final. Embora diferente, foi a maneira mais segura que encontramos diante do atual momento”, complementou Silva. “Foi um período que nos fez refletir muito sobre várias coisas. Tínhamos muito a dizer, precisávamos expor isso. Tivemos algumas participações bem especiais, de amigos ou pessoas da família, que tornaram o registro bastante especial”, salientou a baixista e vocalista Francine Stringuini.


Pré-lançamento

Os cuidados na hora da gravação do disco também foram tomados. Um estúdio em uma residência foi adaptado, e cada músico gravou sozinho dentro da sala. “Tivemos todo o cuidado. Foi um trabalho feito muito rápido, em apenas dois dias, cada um gravando separado dentro do estúdio. No que podíamos como banda independente, fizemos o possível para registrar nossa arte da maneira mais segura possível”, salientou Francine.

Publicidade

Ao longo da semana, na seção IGTV do Instagram da banda, foi lançada uma minissérie com entrevistas dos integrantes, nas quais eles explicam as letras. “É uma reflexão desse momento incerto que a gente vive. Tudo que a gente tem é tão frágil, e as pessoas têm a ambição de adquirir muita coisa e esquecem de se importar com o lado humano, aquilo que realmente conseguimos criar em união”, afirmou Corrêa.

Em dezembro, a banda fez o pré-lançamento da música Sobre Viver – que dá nome ao EP – no programa Voo Livre, da Rádio 99,7 FM. O disco também já pode ser ouvido no Spotify, Bandcamp ou SoundCloud. Cópias físicas do EP Sobre Viver podem ser solicitadas no Instagram da banda.

EP Sobre Viver
1 – Tarô
2 – Rita
3 – Anciã
4 – Sobre Viver

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.