CINEMA 26/03/2021 20h58

Filme 'Nomadland' é o mais forte candidato ao Oscar

Longa-metragem acompanha pessoas que vivem em vans, em viagens pelos Estados Unidos atrás de empregos temporários

Nomadland (foto acima) foi o vencedor do prêmio Darryl F. Zanuck de melhor produção de cinema de 2020 do Sindicato dos Produtores, abrindo caminho para sua vitória também no Oscar. O longa-metragem de Chloé Zhao, com produção da própria diretora em parceria com Mollye Asher, Dan Janvey, Frances McDormand e Peter Spears, acompanha nômades, pessoas que vivem em vans, em viagens pelos Estados Unidos atrás de empregos temporários. Frances McDormand é a única atriz profissional do elenco, uma mulher que cai na estrada depois da morte do marido e da ruína da sua cidade. Os vencedores do Producers Guild Awards (PGA) foram anunciados na noite de quarta-feira, 24.

O prêmio é considerado um bom indicativo do vencedor do Oscar de melhor filme. Nos últimos 31 anos, 21 ganhadores do troféu de melhor produção do ano no PGA acabaram levando também o Oscar. Mas, nas últimas cinco edições, foram apenas dois: A Forma da Água, em 2018, e Green Book – O Guia, em 2019. Em 2016, 2017 e 2020, os premiados do PGA foram A Grande Aposta, La La Land – Cantando Estações e 1917, enquanto no Oscar os escolhidos foram Spotlight – Segredos Revelados, Moonlight – Sob a Luz do Luar e Parasita, respectivamente.

LEIA MAIS: Globo de Ouro: ‘Nomadland’ é o melhor filme e ‘The Crown’, a melhor série; veja lista dos ganhadores

Professor Polvo (Netflix), dirigido por James Reed e Pippa Ehrlich, foi eleito o melhor documentário. Nessa categoria, os vencedores coincidiram apenas cinco vezes em 14 edições: O Equilibrista (2009), A Enseada (2010), Procurando Sugar Man (2013), Amy (2016) e O.J. Made in America (2017). Soul (Pixar), dirigida por Pete Docter e Kemp Powers, foi eleita a melhor animação de 2020, o que consolida seu favoritismo para vencer também o Oscar. Nos 16 anos da existência da categoria no PGA, apenas em quatro vezes o filme premiado não ganhou também o Oscar.

LEIA MAIS: Confira a lista completa dos indicados ao Oscar 2021