Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Objetiva Mente

Sistema de recompensa

Você já se perguntou por que adoramos algumas coisas, gostamos de outras, nem tanto assim de algumas e detestamos outras? Pois saibam que nós possuímos uma parte no nosso cérebro que gerencia nossos prazeres e grava a intensidade do prazer ou desprazer através de memória. E esse sistema nasce com a gente e vai sendo elaborado ou agredido ao longo de nosso processo de crescimento.

Nosso sistema de recompensa não é muito diferente do funcionamento de outros animais inferiores. Ele visa maximizar o prazer e evitar a dor. E isso é fundamental para nossa sobrevivência. Conforme vamos amadurecendo, esse sistema começa a receber alguns freios sociais e racionais que marcam quais experiências são aceitas e quais são recriminadas.

Quanto mais imaturo estiver esse sistema de recompensa, mais suscetível ele estará a sofrer os problemas decorrentes do prazer excessivo e do desprazer. Podemos incluir aqui o prazer altamente nocivo das drogas, alimentos processados e industrializados, bem como atividades tecnológicas compulsivas. Essas situações marcam o sistema de recompensa de uma forma que ele só será ativado com doses crescentes dessas atividades e vão tirando a graça das outras coisas da vida.

Publicidade

É comum dependentes químicos “trocarem” um churrasco familiar por ficarem bebendo ou cheirando sozinhos em algum lugar ermo. É crescente o número de pessoas que preferem batatinhas fritas do que uma fruta. Muitas crianças “escolhem” o videogame, celular ou tablet por não serem estimuladas (de forma persistente) a outras atividades mais físicas, sociáveis e saudáveis.

Desprazeres excessivos em idades iniciais, como abusos físicos, sexuais ou negligência, causam uma desorganização total. A dor passa a causar prazer, o prazer a gerar raiva, a raiva leva a conflitos, conflitos precipitam perdas, que causam dor. E assim segue um ciclo de sofrimento advindo de um sistema de recompensa disfuncional. E isso impacta diretamente nas decisões que as pessoas tomam várias vezes ao dia em todos os dias de suas vidas.

Gostaria de recomendar algumas sugestões no que diz respeito ao nosso sistema de recompensa: dar leite materno, colo, afeto e evitar afastamentos prolongados desnecessários e violência. Recomendo atividades variadas com crianças, como praças, esportes, viajar quando possível e moderar na tecnologia. Evite ao máximo o consumo de alimentos e bebidas industrializados, cozinhe (com as crianças) em casa ou opte por locais que sirvam comida de verdade. Não admita a experimentação de qualquer droga (lícita ou ilícita) antes dos 18 anos. Nosso sistema de recompensa agradece.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.