Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Objetiva Mente

Ansiedade de Separação

Com o fim das férias de verão e o início do ano letivo, emerge um problema que acomete até 10% das crianças na pré-escola e escola: o Transtorno de Ansiedade de Separação (TAS). Somente metade das crianças e famílias que sofrem com esse problema vão ter o tratamento adequado para esse transtorno, na maioria das vezes por desconhecimento ou por acreditar que passa sozinho.

O sintoma mais comum é a recusa de ir e/ou permanecer na escola sem a presença de um dos pais ou responsáveis. Essa recusa é caracterizada por medos excessivos e persistentes ou preocupações antes e no momento da separação, sintomas comportamentais e somáticos antes, durante e depois da separação e evitação persistente ou tentativas de escapar da situação de separação.

A criança se desespera quando percebe ou experimenta a sensação de ficar sem seu vínculo principal. E se desespera valendo. Com direito a gritos, choros, se agarrar nos pais, agitação e agressividade. Os pais, muitas vezes envergonhados ou irritados, não sabem se fogem, brigam com a criança ou sentem pena. Muitas vezes ficam inseguros e aumentam ainda mais a ansiedade dos filhos.

Publicidade

Esse quadro costuma durar uma ou duas semanas. Então os pais acreditam que está tudo resolvido. Engano. Em agosto começa tudo novamente, após as férias de inverno. O problema não é somente a recusa de permanecer na aula, mas a ansiedade em si, que limita o desenvolvimento psicossocial da criança. Ela se torna menos voltada para o aprendizado e para a socialização, impactando em sua autonomia e confiança.

Além da recusa escolar, a criança costuma apresentar uma porção de sintomas físicos que leva os pais a consultar com diversos médicos. Os mais comuns são dores de cabeça, dor abdominal, palpitações, tonturas, insônia, pesadelos, náusea e vômitos. A criança ansiosa costuma muito mais comumente somatizar seus sintomas ansiosos do que falar sobre eles.

Dentre as causas mais comuns de TAS, que incluem aspectos genéticos, psicológicos, temperamento e de experiências de vida, vale ressaltar as relações com a família e o bullying. Na relação com a família se observa baixo envolvimento afetivo dos pais, comportamentos parentais que desencorajam a autonomia da criança (superproteção ou infantilização), conflitos conjugais, doenças graves na família e transtorno mental dos pais.

Publicidade

Muitas dessas crianças podem vir sofrendo bullying de anos anteriores, o que faz com que ela não queira voltar.
O tratamento base do TAS é psicológico. Tanto da criança quanto dos pais. Muitas vezes se utiliza medicação antidepressiva e ansiolítica, que melhora mais rapidamente os sintomas. Não varra o TAS para baixo do tapete. Busque ajuda. Faz muito bem para seu filho e para você.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.