Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Objetiva Mente

Melhoramento de Bumbum

A medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano. Seu compromisso é com a promoção da saúde, prevenção de doenças e busca por tratamento e cura das enfermidades. Quando nada disso já é mais possível, é oferecido o alívio do sofrimento e uma morte tranquila e humanizada.

Há princípios éticos muito bem estabelecidos que regem a profissão do médico e a relação com o paciente. É no Código de Ética Médica que encontramos tais preceitos, o que inclui a não maleficência, autonomia, beneficência, justiça e sigilo. Todas as especialidades médicas estão obrigadas a cumprir tais regras, pois todo médico assume este dever, mesmo antes de se formar, já como aluno.

Cada vez com mais frequência, não são somente pessoas doentes ou em sofrimento que buscam os consultórios médicos. Pessoas saudáveis e livres de doença estão procurando médicos para buscar um melhoramento humano. Isso ainda é muito mais forte na estética mas também podemos ver na endocrinologia e psiquiatria, em relação ao peso, crescimento muscular e ao desempenho cognitivo.

Publicidade

O médico que trata doenças e busca restaurar a saúde, dentro dos preceitos éticos e técnico-científicos, está amparado por lei que o protege. Mesmo que o paciente venha a falecer ou que a doença não seja curada, o médico não é penalizado por isso. Nossa tecnologia atual não consegue vencer muitas vezes o ciclo biológico e a irreparabilidade de danos externos dos traumas e agentes biológicos.

O médico que trabalha com melhoramento humano deve ter muito mais cautela, prudência e ética, pois a legislação é mais dura com esses profissionais. Infelizmente os melhoramentos humanos abrem margem para alguns charlatões e vendedores de fórmulas mágicas. Mas essa não é a regra. Há muitos profissionais competentes e sérios que buscam melhorar a vida de seus pacientes, mesmo os que não estão doentes e querem potencializar suas aptidões físicas e mentais.

A busca por melhoramento humano na psiquiatria ainda é bastante baixa. Talvez porque as pessoas querem melhorar mais seus glúteos e mamas do que o cérebro. Ou pode ser medo mesmo. Psicoterapia e psicofarmacologia podem ser utilizados para pessoas que querem melhorar seu cérebro. Mas isso deve ser feito com muita cautela técnica e responsabilidade ética.

Publicidade

Com certeza você não encontrará isso com médicos de vídeos autopromocionais apelativos e milagrosos de internet, nem em procedimentos feitos de qualquer jeito em qualquer lugar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.