Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Objetiva Mente

Desesperança

A esperança, como pilar da filosofia cristã, é a ideia de que tudo pode ser melhor. Esperançar é conseguir tolerar e superar as adversidades que vivemos hoje, acreditando que no futuro a vida pode nos trazer alegrias. Não somente nesta vida, pois há quem tem a esperança de viver a vida eterna do paraíso. Acreditar nisso, do ponto de vista sociológico, evita uma enormidade de guerras e revoluções. Passar alguns anos na miséria e em condições insalubres é pouco se comparado a uma eternidade tendo de tudo do melhor. Como não há como todos terem tudo, pelo menos na vida terrena, talvez isso sossegue os ânimos daqueles menos favorecidos.

Assim como esperançar em excesso pode nos acomodar e tolerar o intolerável, a esperança também dá força aos enfermos para superarem suas doenças. A esperança move milhares de trabalhadores voluntários e filantropos, assim como empreendedores e todos aqueles que querem que nossa sociedade melhore.

Esperançar é diferente de esperar, pois envolve uma espera ativa, buscando ações que ajudem nosso criador a dar uma mãozinha para nós e evitando vícios e pecados que nos levem à simpatia do belzebu. Esperançar é sonhar, acreditar que se eu fizer minha parte, há algo maior que irá contribuir para um desfecho positivo.

Publicidade

Talvez estejamos vivendo um dos maiores momentos de desesperança de toda nossa história como nação. No Brasil de hoje é difícil imaginar algo que possa piorar. Os últimos governos devastaram nossa esperança de um país melhor, tamanha a diferença entre o discurso e a prática (hipocrisia). Estes últimos governos tinham tudo que era necessário para fazer as reformas necessárias. Mas ao invés de produzir bem- estar social sustentável e melhorar nossa infraestrutura, ficaram torrando o dinheiro em incompetência, futilidades, corrupção e propaganda.

Desesperança mata, sendo uma causa comum de suicídio. Desesperança faz pessoas, que poderiam ajudar o país a melhorar, migrarem para outros países. Desesperança afasta pessoas competentes e honestas da política. Sem esperança de um país melhor, empreendedores não criam e investidores não correm risco.
Somente a esperança pode nos ajudar agora. É na boa ação do homem que a esperança pode renascer, com nosso compromisso de fazer o melhor e mover aqueles ao nosso redor a fazerem o seu melhor também. Assim, quem sabe, daqui a alguns anos, poderemos deixar de esperançar por um país e uma vida melhor para estar vivendo-a como realidade.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.